controlar o tempo no smartphone

5 dicas para ajudar seu filho a

As telas são possivelmente as maiores queixas nos consultórios de psicólogos ou clínicas pediátricas hoje. É preciso buscar saídas para controlar o tempo de uso de smartphones, computadores, televisão ou tablets pelas crianças.

No pós-pandemia, o cenário ficou ainda mais intenso com dificuldades de socialização, problemas no desenvolvimento escolar e exposição a conteúdos impróprios pelo tempo excessivo na web.

Veja a seguir 5 dicas para dialogar com os filhos e reduzir o tempo de uso das telas.

Determine o momento da tela dentro da rotina

É importante que os pais tenham essa constância para ajudar o filho a entender as regras inegociáveis da casa.

Determine e comunique quanto será o tempo de tela da criança

Quando uma criança recebe uma tarefa com começo, meio e fim, fica mais fácil entender e aceitar as condições propostas. Faça uso de um relógio com despertador, se necessário.

Avise quando o tempo estiver terminando 

A rejeição muitas vezes vem porque um programa não terminou ou um jogo não foi para a próxima fase. Com esse combinado, a criança se programa e evita frustrações.

Participe e interaja com a criança nos últimos minutos

Demonstrar interesse em ajudá-la a refletir sobre a importância da amizade e dos combinados feitos ajuda na aceitação das regras e promove um desenvolvimento saudável entre a família.

Convide seu filho para uma brincadeira após o uso 

Nessa hora, mostre que é possível ser feliz brincando em família. Pega-pega, esconde-esconde ou mesmo bola são opções que promovem o movimento e a alegria fora das telas.

Gostou desse conteúdo? Veja mais stories da Canguru News:

Leia mais sobre o assunto:

Siga-nos