4 dicas para evitar assédio virtual a crianças

Perigo nas redes:

Chat Box

#?!$#!!

Jogos infantis online com salas de chat abertas podem ser um ímã para abusadores que atuam no ambiente virtual e veem crianças como alvo fácil.

No jogo Roblox, por exemplo, 54% do público tem menos de 13 anos de idade. Cada vez mais os pais relatam abusos cometidos por infiltrados nos games, que muitas vezes se fazem passar por crianças com um avatar falso.

A insistência, obsessão, perseguição e ofensa moral causada pelo assédio virtual são crimes, previstos na Lei dos Crimes Cibernéticos e no Código Penal.

Veja a seguir o que os pais podem fazer para proteger e informar as crianças sobre os perigos nas redes.

01

Denunciar

Se houver provas materiais de assédio moral ou sexual, procure um advogado ou faça boletim de ocorrência. Também vale procurar o Conselho Tutelar, Ministério Público e Polícia Federal se houver assédio sexual.

Yellow Browser

02

Explicar os perigos do online à criança

É fundamental que os pais ensinem as crianças sobre os riscos que elas podem correr no chat dos games. Explique a ela que pode ser um adulto, com perfil falso, tentando enganá-la para começar uma conversa.Também é importante bloquear e reportar as mensagens inapropriadas de perfis desconhecidos. Vale ainda banir o jogador quando ele começa a enviar mensagens estranhas.

Yellow Browser

03

Manter um diálogo constante 

A melhor arma contra o problema é o diálogo permanente com seus filhos. Eles devem se sentir seguros para contar algo que ocorreu. Conversar é melhor do que restringir e proibir os filhos de jogar.

Chat Box
Chat Box

...

...

04

Orientar as crianças a não interagirem com desconhecidos

Apesar dos usuários mal intencionados, jogar com os amigos é divertido. Uma boa tática é combinar uma entrada na plataforma em horário específico com os amigos, interagindo fora do jogo para evitar desconhecidos. Oriente as crianças a emitir um alerta aos pais caso algo estranho aconteça.

Veja também esses stories relacionados:

Gostou das dicas? Veja a matéria na íntegra aqui:

Acompanhe a Canguru News nas redes sociais: