Como melhorar a saúde mental das crianças

Por Canguru News

Confira, a seguir, dicas de atitudes que as famílias podem adotar na rotina para ajudar as crianças:

Pesquisas e estudos no Brasil e no mundo já comprovaram que a saúde mental das crianças foi seriamente afetada na pandemia de covid-19. Uma em cada cinco crianças sofre de ansiedade, apontou um trabalho liderado por cientistas do Canadá.

Evite o consumo em excesso de doces, refrigerantes e alimentos calóricos que dão energia em um primeiro momento, mas não saciam fome;

01.

Incentive a criança a praticar atividades aeróbicas três vezes por semana, por pelo menos 30 minutos, como dançar ou sair para uma caminhada ao ar livre;

02.

Converse com seu filho sobre aquilo que o amedronta e procure entender seus medos para tranquilizá-lo;

03.

Se possível, convide um amigo para brincar com o seu filho em casa, alguém com quem sua família tenha mantido contato durante a pandemia e se sinta segura para realizar o convite.

04.

Programe saídas para ir ao parque, áreas ao ar livre, para que ele se sinta mais tranquilo a sair de casa;

05.

Promova e incentive técnicas meditativas ou atividades de religiosidade e espiritualidade que ajudam a colocar a criança no “aqui e agora”.

06.

Ajude a criança a se conectar com atividades diferentes e fora da rotina habitual, como mexer com plantas ou ajudar na cozinha. Isso gera no cérebro uma recompensa diferente, deixando-a mais animada.

07.

 Acompanhe a Canguru News nas redes sociais

E acesse nosso site: