Economia de energia: crianças podem ajudar em casa

Por Canguru News

O Brasil enfrenta um momento de escassez hídrica, que provocou o aumento da tarifa de energia elétrica em quase 7%.   É um bom momento para envolver as crianças no debate e contar com a ajuda delas para economizar em casa.  Confira dicas a seguir.

Banhos mais curtos

Dica 1

Faça um combinado e coloque duas músicas preferidas do seu filho durante o banho. Quando acabarem as canções, está na hora de sair do chuveiro.

Desligue a luz

dica 2

Peça ao seu filho para ser um fiscal da energia. Quando ele encontrar uma luz ligada em algum cômodo sem ninguém, ele desliga e chama a atenção da família.

Envolva seus filhos, se forem mais velhos, no orçamento. Mostre a conta de luz e faça um pacto: se houver queda  no valor da conta de um mês para o outro, parte do dinheiro economizado poderá ser partilhado com eles.

Baú da economia

dica 3

Uma TV basta

dica 4

Tentem assistir ao mesmo programa de televisão, ou ao mesmo filme, todos da família unidos. Assim, menos eletrodomésticos ficam ligados.

Conte para as crianças como funciona a cadeia energética. Existem sites e apps, como o Energia em Jogo e o Publicações Neoenergia, com histórias focadas para as crianças sobre o tema.

Explicar é importante

dica 5

Junte as roupas de todos para lavar

Dica 6

Explique que é preciso usar menos a máquina de lavar, estimulando as crianças a colocar as roupas delas na máquina de lavar junto com a dos adultos.

Luz do sol é muito bom

dica 7

Aproveitem os dias, deixem janelas e cortinas abertas e compartilhem o mesmo espaço, em família, economizando o uso de luz elétrica.

Acompanhe a Canguru News nas redes sociais:

Gostou das dicas? Arraste para cima para ler a matéria na íntegra em nosso site: