Você conhece o Parque do Martelo?

    1261
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    RBGS0431.jpg (3.71 MB)
    Foto: Ricardo Borges

    Por: Gabriela Willer

    É num cantinho escondido no Alto do Humaitá, com vista privilegiada, belíssima, do Cristo Redentor, da Lagoa e de parte da Praia de Ipanema, que se encontra o Parque do Martelo, uma área verde de 16 mil metros quadrados.

    O espaço é administrado pela Associação de Moradores do Alto Humaitá (AMAH), resultado de muita luta da população do bairro, que conseguiu impedir a construção deum empreendimento imobiliário no local. Além de conquistar a área, a associação ainda despertou e conscientizou os moradores do bairro e do entorno sobre a importância de se ocupar os espaços públicos com lazer, tratando-se de um direito da sociedade.

    Contando com um clima tranquilo e silencioso, cercado de árvores e plantas, a criançada pode se divertir no parquinho com diversos equipamentos, como um brinquedão de madeira em formato de casinha no qual os pequenos podem escalar até o topo, descer pelo escorregador e brincar no balanço.
    Compõem ainda o espaço um gira-gira, casinha, mesinhas, castelinho e cavalinhos de plástico. O parque ainda possui uma criação de abelhas melipona, sem ferrão, e uma horta comunitária, inclusive com compostagem, da qual as crianças maiores podem aprender como funciona o processo.
    No primeiro domingo de cada mês é realizado um mutirão para cuidar da horta e, eventualmente, também são promovidas oficinas de ioga e artes plásticas. Uma dica legal para quem quer fazer piqueniques, coffee breaks e outras ações é que os administradores do parque oferecem três sábados por mês para eventos comemorativos basta agendar com antecedência. Atividades de contação de histórias e musicalização para bebês também são, esporadicamente, promovidas no local. 

    QUER CONHECER?
    Rua Miguel Pereira, 41, Humaitá. Tel.: 2527-0177
    Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Aos sábados, das 8h às 13h, e domingo, das 9h às 13h.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui