Verruga e molusco: entenda a diferença

    1724
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Molusco A pele das crianças é mais suscetível a infecções que a dos adultos. Os pais precisam ficar atentos ao surgimento de lesões como o molusco contagioso e as verrugas. Essas infecções virais são comuns na infância e se caracterizam pelo surgimento de nódulos na pele. Nesse sentido, é importante conhecer o que são, como se apresentam, sua forma de contágio e seus tratamentos.

    O molusco contagioso é causado por um vírus da família poxvírus. As lesões aparecem como pequenas pápulas rosas ou da cor da pele, brilhosas, apresentando umbilicação central (como um pequeno umbigo no centro da bolinha). O tronco e dobras do corpo são os locais mais atingidos. Geralmente não duram muito tempo, mas recomenda-se tratamento médico. As crianças são as mais vulneráveis por causa da imunidade, que ainda não está totalmente desenvolvida. Aquelas que têm dermatite atópica (lesões inflamatórias na pele), por coçá-las a todo o momento, são ainda mais acometidas.

    As lesões aparecem na superfície da pele e não trazem risco à saúde dos pequenos, mas, devido à questão estética, a transmissibilidade e a possibilidade de infecção, o tratamento é importante. O contágio se dá por meio de objetos e locais contaminados com o vírus, como toalhas, roupas, brinquedos, piscinas, e também por meio de pessoas que apresentam a doença. O diagnóstico geralmente se faz através da observação médica. Uma possível raspagem do local e análise no microscópio, entretanto, pode ser necessária. O tratamento objetiva a destruição das lesões, podendo ser realizada por curetagem, expressão manual ou congelamento com nitrogênio líquido. Indica-se procurar o tratamento logo que surgem as primeiras bolinhas, a fim de evitar a dispersão das lesões no corpo.

    Já as verrugas são lesões superficiais na pele, elevadas e ásperas. São causadas pelo papilomavírus humano, podendo surgir quando existe um pequeno corte na pele, principalmente no rosto, nos dedos, ao redor das unhas e nos pés. O surgimento delas não implica em risco para a saúde das crianças, mas as verrugas devem ser retiradas, uma vez que são inestéticas e contagiosas.

    Assim como o molusco contagioso, a verruga é identificada pelo dermatologista por uma observação clínica. O tratamento consiste em aplicações repetidas de ácidos, nitrogênio líquido ou no uso de imunomoduladores. Um importante aviso aos pais: não tentem remover essas infecções virais sem orientação médica. 

    Renata


    Renata Indelicato Zac

    é dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui