Artigos
Veja as propostas de Eros Biondini para as crianças de BH

Por Daniele Franco e Rafaela Matias
A reportagem da Canguru procurou todos os 11 candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte e fez a mesma pergunta a cada um deles: “Quais propostas voltadas para as crianças – seja na saúde, educação ou lazer, por exemplo – estão contempladas em seu plano de governo e serão implementadas caso você seja eleito (a)?”
Veja, na íntegra, a resposta do candidato Eros Biondini, do PROS:
“NOSSO PROGRAMA DE GOVERNO INCLUI O TÓPICO: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
CRESCER COM DIGNIDADE E OPORTUNIDADE, COM AS SEGUINTES PROPOSTAS:
- Fortalecer o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), ampliando o seu quadro técnico e valorizando a sua atuação.
- Colocar em prática os programas, projetos e ações voltados para as crianças e os adolescentes em conformidade com os princípios, as diretrizes, as estratégias e os objetivos estabelecidos no Plano Municipal para a Infância e a Adolescência (PMIA).
- Fortalecer o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, estimulando as doações de empresas e pessoas físicas e assegurando a execução orçamentária dos seus recursos.
- Fortalecer o Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA) como ferramenta de controle, transparência e aperfeiçoamento dos programas, projetos e ações voltadas para a população infantil e adolescente.
- Fortalecer os Conselhos Tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente, assegurando plenas condições estruturais e operacionais para o cumprimento de suas atribuições.
- Fortalecer as ações voltadas para a criança e o adolescente no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos serviços e ações de redução da pobreza e erradicação da miséria.
- Incrementar as atividades do Centro de Referência da Juventude direcionadas para a população adolescente, implantando o Projeto Adolescente Cidadão, com a finalidade de estimular o protagonismo juvenil na faixa etária de 13 a 18 anos, observadas as suas especificidades.
- Implantar o Projeto Primeiros Passos, com a meta de atingir o acesso universal de crianças de 4 e 5 anos à educação infantil.
- Ampliar e fortalecer a rede de UMEIs e creches conveniadas, garantindo acesso às crianças à escola municipal.
- Implantar o Projeto Educar para Crescer, com o objetivo de qualificar as metodologias e didáticas de atendimento às crianças de 0 a 5 anos, com o apoio de diretoras e professoras das UMEIs e Creches.
- Implantar o Observatório da Criança, com a missão de promover o monitoramento, levantamento de dados e o diagnóstico sobre as diversas situações que afetam a população infantil, como o acesso à creche e à escola, evasão escolar, o atendimento à saúde, o acesso ao esporte, à cultura e ao lazer, a violação de direitos, a exploração do trabalho, a situação de rua, a exposição à violência e o uso de drogas e álcool, dentre outras, com a finalidade de subsidiar a adoção de políticas públicas mais efetivas e eficazes para essa população.
- Implantar o Projeto Educação para a Paz, com o objetivo de fortalecer no currículo escolar municipal (Ensino Fundamental) a valorização da cultura da paz, da solidariedade, da cidadania e da sustentabilidade.
- Implantar o Programa Passaporte para o Futuro, com a finalidade de ampliar a oferta de cursos profissionalizantes para adolescentes, em parceria com instituições especializadas, públicas e privadas, incluindo cursos aplicados às novas tecnologias e mídias digitais.
- Estudar a viabilidade da implantação do Cartão de Transporte Cidadania, para garantir o acesso gratuito ao transporte público de adolescentes matriculados em cursos profissionalizantes, visando o aumento da frequência e a redução da evasão.
- Promover campanhas educativas de prevenção de todas as formas de exploração, abuso e violação de direitos da criança, como o trabalho infantil, a prostituição, a violência, a vida em situação de rua e outras.
- Fortalecer o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Miguilim (CENTROPOP – Miguilim) no atendimento à criança e ao adolescente com trajetória de vida e atividades nas ruas.
- Implantar o Programa Rua de Lazer, nas vilas e favelas, por meio de oficinas de esporte e lazer para desenvolver atividades esportivas, recreativas e de conscientização relacionadas à cidadania, ao meio ambiente e à saúde.
- Implantar o Programa Liberdade e Vida Saudável, com a realização de campanhas, oficinas e outras ações voltadas para a prevenção ao uso de drogas e álcool e ao tabagismo na infância e na adolescência.
- Apoiar e fortalecer as Conferências Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.
- Criar o Fórum da Criança e do Adolescente da Região Metropolitana de Belo Horizonte, de caráter permanente, para fortalecer a articulação e a integração das políticas públicas para a infância e a adolescência na RMBH.”
CLIQUE AQUI para acessar as respostas dos outros candidatos.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Especialista explica o que está por trás dos protestos das crianças no Roblox
Manifestação virtual foi realizada nos ambientes de jogos, depois que a empresa anunciou mudanças que restringiam o chat, para tornar...
Você é o “cérebro da casa”? Como a carga mental tem adoecido as mães
Pesquisas mostram que as mulheres seguem responsáveis pela maior parte do trabalho invisível, mesmo quando trabalham fora. Reconhecer essa divisão...
FIV impulsiona recorde de maternidade solo entre mulheres de 40 anos. É o seu caso?
Mulheres que decidem ter filhos, sem ter necessariamente um companheiro para realizar esse sonho em conjunto, têm recorrido à reprodução...
Projeto de Lei pretende priorizar férias dos pais com férias escolares. O que falta para ser aprovado?
Proposta em tramitação no Congresso pretende dar prioridade a trabalhadores para tirar férias no mesmo período das férias escolares, mas...






