Por: Gabriela Willer
Cerca de 130 mil pessoas foram imunizadas, segundo o balanço final da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, no último sábado durante o dia D da campanha de vacinação contra o vírus da gripe. A expectativa era vacinar 1,4 milhão de pessoas. Até o final da campanha, 4,5 milhões de pessoas deverão ser vacinadas, de acordo com a meta do Ministério da Saúde.
Para quem não conseguiu ir aos postos, até o dia 26 de maio, a vacina está disponível de segunda a sexta nos centros municipais de saúde e nas clínicas da família.
A novidade deste ano é que professores das redes públicas e privadas e trabalhadores do sistema prisional entraram na lista do público alvo, além das crianças de seis meses a 4 anos, idosos, gestantes, indígenas, presos, mulheres no período de até 45 dias após o parto, profissionais de saúde e doentes crônicos.
Lembrando que o grande objetivo é reduzir as infecções causadas pelo vírus influenza, como complicações, internações e mortes. Destaca-se ainda que com a proximidade do inverno aumenta o número da doença.
Foto: Pixabay