
A pouco mais de uma semana do fim da Campanha de Vacinação contra a gripe, a Prefeitura Belo Horizonte se preocupa com o baixo índice de adesão do público alvo, 56%, e pede que as pessoas que se encaixam nesses grupos procurem uma unidade de saúde para realizar a imunização. Crianças e professores são a parcela do público com a procura mais baixa.
A vacina, que é a principal forma de prevenção do vírus em todas as escalas, já que além de prevenir a doença no indivíduo, também dimunui a circulação, está disponível em todos os 152 centros de saúde da cidade e é aplicada gratuitamente nos grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde. Confira se você e seus familiares fazem parte do público alvo: idosos acima de 65 anos, crianças de seis meses a 5 anos de idade, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, profissionais da área da saúde, do sistema prisional e professores, população privada de liberdade, indígenas e portadores de doenças crônicas.
A Secretaria Municipal de Saúde chama atenção para os perigos da época do ano, que é a mais crítica da doença, devido à maior circulação dos vírus H1N1, H3N2 e Influenza B que podem evoluir para formas mais as graves. De acordo com a nota da PBH, divulgada no último dia 17, a meta é de vacinar 90% do público alvo, percentual que corresponde a 824 mil pessoas.