Pensando no retorno às aulas presenciais que vêm ocorrendo em alguns municípios e estados do país, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a a Mauricio de Sousa Produções lançaram o guia “Cuidados na Escola”. O documento, lustrado pelos personagens da “Turma da Mônica”, visa orientar as famílias que decidirem pelo retorno com instruções de prevenção e recomendações e cuidados necessários no ambiente escolar – da sala de aula à hora do recreio – como o uso de máscaras e a higienização frequente das mãos.
Como o vírus é transmitido, qual o distanciamento ideal entre mesas ou carteiras escolares, como devem ser realizados os lanches, etiqueta respiratória e as medidas que as escolas devem adotar para evitar a transmissão da Covid-19 estão entre os assuntos abordados na cartilha. No check list para mães, pais ou responsáveis, o guia traz recomendações como:
- crianças com sintomas da doença devem ficar em casa por pelo menos dez dias;
- devem ser enviadas máscaras suficientes para trocas a cada três horas e sacos para máscaras limpas e outro para descarte;
- lanches e garrafa de água devem ser enviados conforme orientação da escola;
- é preciso atenção ao horário de entrada e saída para evitar aglomerações.
“Nesse momento em que os pequenos estão ansiosos para reencontrar e interagir com os colegas, é fundamental reforçar todos os procedimentos para que eles possam aproveitar o retorno à escola com a maior segurança possível. Entendemos que a forma didática é a mais eficaz de se passar a orientação às famílias, principalmente, por meio de personagens e histórias que todos já conhecem, facilitando a divulgação e entendimento da mensagem”, destaca Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções.
A cartilha foi desenvolvida pela equipe técnica do Unicef, das áreas de saúde, educação e Wash (sigla em inglês para Água, Saneamento e Higiene) e conta também com informações e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e secretarias de saúde estaduais e municipais.
Guia também traz orientações para crianças com problemas cognitivos ou respiratórios
O guia “Cuidados na Escola” também traz ações de prevenção para crianças e adolescentes com deficiências cognitivas ou respiratórias graves que acarretam na dificuldade de utilização das máscaras. Além disso, propõe alternativas a crianças e adolescentes com perda ou problemas auditivos, que precisam ter a leitura labial e visualizar as expressões do locutor – como o uso de máscaras transparentes, por exemplo. Dessa forma, é possível construir um ambiente seguro e que garanta oportunidades de aprendizagem a todos.
“As escolas constituem uma parte essencial na vida de cada criança. Além da educação e a preparação para o mundo do trabalho, elas oferecem uma diversidade de outras oportunidades de desenvolvimento para as crianças e adolescentes, incluindo competências sociais, proteção contra diferentes formas de violência – e para muitos também alimentar-se bem. Em novembro de 2020, mais 5 milhões de crianças e adolescentes não tiveram acesso à educação no Brasil. Muitas famílias têm dúvidas sobre como realizar a volta para a escola de uma maneira segura. Este novo guia responde a muitas destas questões e vai ajudar crianças, adolescentes e famílias a retornar à escola, e se manter nela, de forma segura”, disse a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer.
Desde o início da pandemia, o Unicef e a Mauricio de Sousa Produções desenvolveram diversos materiais com orientações contra o coronavírus por meio de seus canais digitais. A iniciativa faz parte do projeto “Juntos contra o coronavírus”, campanha realizada pela Mauricio de Sousa Produções. A personagem Mônica é embaixadora do Unicef desde 2007, participando de campanhas relacionadas aos direitos da criança e do adolescente. Seu criador, Mauricio de Sousa recebeu o título de escritor para crianças concedido pela entidade.
Acesse aqui o guia “Cuidados na escola”
Para conferir esta e as outras cartilhas basta acessar gratuitamente em: www.turmadamonica.uol.com.br/juntoscontraocoronavirus
Leia também: Alimentação saudável na quarentena: Turma da Mônica lança guia de receitas