Triagem neonatal pode ser ampliada, favorecendo diagnóstico de doenças

39
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Com informações da Câmara Municipal de BH:

Criado na década de 1950 o Teste do Pezinho é um importante aliado de pais e mães no diagnóstico de diversas doenças genéticas, como a fibrose cística, que afeta o sistema respiratório e digestivo, e a fenilcetonúria, que pode causar deficiência cognitiva e no sistema motor. Realizado em recém-nascidos, o exame possibilita a detecção precoce de doenças graves, abrindo porta para seu tratamento imediato.

Projeto de lei em tramitação na Câmara quer estender o alcance dessa modalidade de triagem neonatal, permitindo o diagnóstico de mais 30 distúrbios do metabolismo. O texto recebeu parecer pela aprovação em reunião da Comissão de Saúde e Saneamento realizada nesta quarta-feira (25).

De autoria do vereador Irlan Melo (PR), o PL 364/17 garante a todas as crianças nascidas em unidades de saúde da rede pública municipal o acesso gratuito ao Texto de Triagem Neonatal Ampliado, no intuito de viabilizar o diagnóstico e o tratamento de diferentes disfunções, como distúrbios no ciclo da ureia e as aminoacidopatias – problemas no metabolismo que levam ao acúmulo de aminoácidos em diferentes tecidos, situação que pode provocar convulsões, distúrbios neurológicos e de comportamento, além de atraso no desenvolvimento mental.

Com o parecer favorável da Comissão de Saúde, o texto segue agora para a apreciação das Comissões de Direitos Humanos e de Orçamento e Finanças Públicas.

 

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui