Artigos
Camisetas ‘tie-dye’: o passo a passo para fazer em casa com as crianças
Apesar de estar em alta atualmente e presente em diversas peças do vestuário, o “tie-dye” não é algo novo. “A técnica surgiu aproximadamente entre os séculos 6 e 7 com a finalidade de tingir tecidos com cores coloridas”, explica a artista plástica Georgiana Vidal. Nas décadas de 1960 e 1970, essa estampa ganhou destaque devido ao movimento hippie — e até hoje continua a ser aplicada em camisetas, vestidos e sapatos, entre outras peças de vestuário.
O termo “tie-dye” vem do inglês e significa amarrar (tie) e tingir (dye). As peças costumam ser presas por barbantes ou elásticos resistentes para proteger as partes que não devem ser pintadas e, assim, produzir o efeito degradê. Cada forma de amarração produz um padrão diferente, como manchas, espirais ou listras. Mas o melhor de tudo é que o “tie-dye” pode ser feito em casa!
Para as crianças, a atividade é excelente por permitir trabalhar a coordenação motora ao segurar o pincel e estimular a percepção de cores e a criatividade. Segundo o renomado psicólogo suíço e pesquisador da infância, Jean Piaget, qualquer produção artística auxilia os pequenos a expressarem suas ideias e emoções, o que contribui para a construção da identidade. Contudo, no caso da pintura, há outros benefícios. Antes de mostrarmos o passo a passo para fazer o “tie-dye”, veja quais são eles.
LEIA TAMBÉM: O que autoestima tem a ver com criatividade?
Os benefícios que a pintura pode trazer às crianças
De acordo com Elliot Eisner, professor de arte e educação da Universidade Stanford nos Estados Unidos, a pintura contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças de diferentes maneiras. Uma delas é ensinar que as ações têm consequências e não dependem somente da influência do ambiente. Ou seja, quando pintam, elas percebem diretamente o efeito que estão provocando no tecido.
Os pequenos também descobrem que podem criar cenários imaginários e interpretar os papéis que quiserem nas histórias que constroem. “A pintura oferece a oportunidade de participar empaticamente da vida do outro. A oportunidade de aprender a ter empatia, a sentir-se como, bem como sentir pelos outros é um ingrediente importante para se tornar um ser social”, afirma Eisner em sua pesquisa. A empatia requer a habilidade de projetar com imaginação e a arte ajuda a cultivar essa capacidade.
Então, que tal estimular a criatividade e a empatia do seu filho? O “tie-dye” pode ser feito de um jeito bem simples. “Os materiais necessários para fazer “tie-dye” em casa são corantes de diversas cores para tecidos, água quente, borrifador ou bisnagas de tintas, elástico para dinheiro, saco plástico, cabides e fixador de tinta para tecido”, explica Georgiana. No entanto, também é possível utilizar outros materiais: “As tintas para tecidos podem ser substituídas por tintas acrílicas ou até mesmo guache e corantes comestíveis”, sugere a artista plástica.
Passo a passo de uma camiseta “tie-dye”
Para aplicar a técnica, você precisará de:
- Folhas de jornal;
- 1 camiseta branca de algodão;
- Água;
- Elásticos reforçados ou barbante;
- Tintas para tecido na cor de sua preferência;
- Álcool líquido;
- Pincel grosso;
- Saco plástico transparente.
Na hora de diluir, para cada pote de tinta para tecido (37ml), utilize quatro partes de água (cerca de 150ml) e 1 colher (sopa) de álcool. Uma dica é usar um recipiente maior para fazer a mistura e mergulhar o pincel aos poucos, aplicando devagar sobre a camiseta.
Ao terminar a pintura, coloque a camiseta ainda enrolada dentro de um saco plástico transparente e deixe secar por 12 horas na sombra. Retire os elásticos ou barbante e abra a peça. Pendure em um cabide e leve para secar totalmente. “Antes de colocar para lavar, devemos mergulhar a camiseta num fixador de tintas e deixar secar ao ar livre novamente”, explica Georgiana. Depois, só lavar como de costume, com sabão e amaciante, e secar. Feito isso, a camiseta está pronta para o uso! As crianças já pode vestir a peça e sair por aí dizendo que foram elas mesmas que fizeram a pintura.
LEIA TAMBÉM: 11 brincadeiras campeãs de sucesso entre as crianças na quarentena
[mc4wp_form id=”26137″]
Érica Travain
Jornalista graduada pela UNESP e pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM. Há seis anos escreve sobre saúde, comportamento e história. É extremamente curiosa, apaixonada por gastronomia e adora ler sobre desenvolvimento humano.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Whey e creatina na infância: moda perigosa ou cuidado possível?
Outro dia, ouvi uma mãe comentar na arquibancada: “Meu filho faz esporte todo dia… será que já pode tomar whey?”....
Você pode estar errando no Natal (e não tem nada a ver com presentes)
Férias começando, casa cheia, luzes piscando Eu mesmo me peguei pensando: o que ficou no Natal da minha infância? Não...
A “Lei Felça” foi aprovada. Mas você sabe proteger seu filho online?
Levantamento inédito, feito com 1800 pais, mostrou que apenas 36% já ouviram falar sobre as novas regras do ECA Digital....
Por que o possível aumento da mortalidade infantil no mundo também diz respeito ao Brasil
Depois de 25 anos de queda contínua, relatório global acende alerta de risco de retrocesso na saúde das crianças. Vacinação,...







Um comentário para “Camisetas ‘tie-dye’: o passo a passo para fazer em casa com as crianças”
Amei, trabalhamos com os nossos alunos na Disciplina de Eletivas.