Fazer com que bebês com menos de seis meses durmam uma noite inteira pode ser um desafio. Além das interrupções por conta das mamadas, os pequenos ainda não produzem a melatonina, hormônio responsável por regular o sono. Por isso, é função dos pais e responsáveis estabelecerem rotinas e hábitos que induzam a criança a dormir, criando hábitos noturnos saudáveis. É o que aconselha a pediatra consultora, Fernanda Catherino. E para ajudar nessa tarefa a profissional separou seis dicas para deixar a hora do sono o mais tranquila possível para pais e filhos. Confira a lista abaixo:
Ambiente calmo: É importante escurecer o quarto do bebê antes de colocá-lo no berço, com cortinas, por exemplo. Essa é uma forma de acostumar o relógio biológico do pequenos à lógica de dia e à noite. Outra dica é tornar o ambiente mais silencioso e calmo para que a criança consiga relaxar. Por isso, antes da soneca, evite brincadeiras que possam despertá-la.
Criar uma rotina: Estabelecer horários para soneca são um hábito saudável. Os pequenos devem se acostumar a se deitar sempre nos mesmos horários, trata-se de uma outra maneira de regular a hora do descanso. Um banho quentinho, uma fralda sequinha e a troca de roupa por um pijama são excelentes formas para estabelecer uma rotina.
Fique atento a choros e resmungos: Não é necessário se levantar por qualquer som emitido pelo neném, principalmente quando estiver ao lado da babá eletrônica. Pois, na maioria dos casos, se não for a hora da mamada ou da troca de fralda, é apenas uma vocalização e ele voltará a dormir. Mas é sempre muito importante ficar atento a choros intermitentes e sinais de que algo pode estar o incomodando.
Deitar no próprio berço: Acostume os bebês a dormirem em seu próprio berço desde os primeiros dias de vida. Não é recomendável embalá-los sempre nos braços, para evitar que isso vire um costume que depois será difícil de desabituar.
Vozes da mamãe e do papai: Ler ou cantar em voz suave e baixa para o pequeno, mesmo que ele tenha meses de vida é uma forma de acalmá-lo e se aproximar dele. Isso porque, a voz dos pais costumam ser reconfortante. Outra boa dica é a técnica da leitura, que induz ao sono e pode ser usada por muitos anos, sem contar que é uma ótima maneira de despertar curiosidade e cultivar o hábito da leitura.
Saúde em dia: Cólicas, resfriados e assaduras podem atrapalhar o sono do pequeno. Então, é necessário sempre se atentar para a saúde do seu bebê, manter consultas regulares com o pediatra e a alimentação saudável pode ajudar para que o bebê e, consequentemente, toda a família durmam bem.
Informações: Nefrarma
Veja também: