Diário Oficial
Secretaria Municipal de Saúde lançou o “Guia de Saúde Mental na Infância: identificação, manejo e qualificação do cuidado”. O volume foi elaborado em conjunto pela Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV) e pela Superintendência de Saúde Mental (SSM) e servirá para a capacitação dos profissionais da Atenção Primária, para a identificação precoce de problemas do desenvolvimento cognitivo das crianças.
A publicação é voltada a profissionais da Atenção Primária da cidade e apresenta estratégias de cuidado em saúde mental na infância, abordando casos como o Transtorno do Espectro do Autismo.
O material fornece elementos e instrumentos para o profissional qualificar o cuidado em saúde mental em crianças e auxiliar as equipes na observação e identificação oportuna e criteriosa de sinais e sintomas de problemas de saúde mental.
O guia também apresenta informações sobre os fluxos na rede de atenção à saúde, como atuar de forma interdisciplinar e integrada para melhor atender às crianças e suas famílias.
Espera-se com esta publicação que instrumentos como a Caderneta de Saúde da Criança sejam amplamente utilizados, que o olhar sobre a infância e os problemas de comportamento sejam vistos de forma ampliada, incluindo o contexto da criança, de sua família e do território.
O “Guia de Saúde Mental na Infância” faz parte do projeto É com a Gente! e é o 16º número da “Coleção Guia de Referência Rápida”.