Por Rafaela Matias
Leitores mirins poderão visitar diversos expositores e participar de extensa programação preparada para o evento, realizado no Parque Municipal, e com entrada gratuita
Criar um verdadeiro universo literário bem no coração de Beagá. É isso que pretende a terceira edição do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, promovido pela Câmara Mineira do Livro, entre os dias 15 e 20 de agosto, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.
O evento abrigará uma feira com mais de 30 expositores, representando diversas editoras, além de contar com espaços para oficinas, apresentações artísticas, lançamentos de livros e palestras. Todas as atrações são gratuitas e as oficinas exigem apenas uma inscrição prévia feita 1 hora antes, no próprio local.
“Teremos shows, contação de história, vários programas para crianças e famílias. Belo Horizonte é um polo muito importante de contadores de histórias no Brasil e vários deles vão estar lá mostrando o seu trabalho”, afirma o escritor Leo Cunha, colunista da Canguru e um dos curadores do Salão do Livro. Alguns dos destaques desta edição são os ilustradores e escritores Nelson Cruz, Ronaldo Simões Coelho, Ilan Brenman, Tino Freitas, Luiz Antonio Aguiar, Mario Vale, Claudio Martins, Angela Leite de Souza, Paula Pimenta e Marilda Castanha, que será a homenageada do encontro literário.
Vale ressaltar que o evento é realizado em momento de alta do mercado editorial. Se as pesquisas demonstram que os brasileiros deixam de ler ao envelhecer, o nível de comprometimento da nova geração é animador. Segundo a revista Retratos do Brasil, 84% das crianças de 11 a 13 anos são leitores, do mesmo modo que 75% dos adolescentes entre 14 e 17 anos. Além disso, dados do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e da Nielsen, que monitora o mercado de livros no Brasil, mostram que o setor tem apresentado ligeira recuperação neste ano, ao retomar os números de 2015. Já a pesquisa Painel de Vendas do Brasil indica que, em 2017, o varejo de livros acumula mais de R$ 800 milhões em vendas, o que representa aumento de 6,81% na comparação com as 24 primeiras semanas de 2016.
Toda estrutura do Salão do Livro será montada na alameda principal do Parque Municipal, próximo da entrada da Avenida Afonso Pena. No Teatro Francisco Nunes, o público poderá assistir a diversos espetáculos, além de participar de bate-papos com ilustradores e escritores.