Como aplicar o mindfulness para tornar a sua casa um ambiente mais feliz

368
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Por Rafaela Matias – Estudos mostram que praticar alguns minutos de mindfulness por dia, percebendo apenas a forma como respiramos, a temperatura do nosso corpo, os nossos sentidos, é capaz de alterar fisiologicamente o cérebro, de forma concreta”, afirma Iara Mastine, autora da palestra Conexão familiar: a chave para a felicidade na sua casa, apresentada no Encontro Canguru do último sábado (24), em Belo Horizonte. Psicóloga e especialista em gestão das potencialidades humanas, Iara também é coach de pais e filhos com certificação pela The Parent Coaching Academy e membro da Sociedade Brasileira de Coach, e idealizadora dos programas Mamãe Coach e Escola de Sentimentos.O mindfulness é um princípio da meditação que consiste em focar exclusivamente no momento presente, sem se preocupar com o futuro ou o passado. A partir dessa prática é possível evitar problemas como ansiedade,  geralmente causada por uma preocupação excessiva com o futuro, e depressão, muitas vezes associada aos acontecimentos do passado.

De acordo com a especialista, a rotina das grandes cidades e o excesso de tecnologia são alguns dos principais responsáveis por desencadear comportamentos ansiosos ou depressivos e não é raro receber no consultório crianças que simplesmente não conseguem curtir o momento presente ou “ficar sem fazer nada”. Por isso, ela defende a aplicação da técnica no dia-a-dia, colocando em prática até mesmo com os pequenos, para aguçar a conexão familiar e reforçar os laços. “São atividades simples como contar uma história ou observar as nuvens, mas para aqueles que não têm muito tempo, eu sugiro que aproveite os momentos da rotina. Cozinhar juntos, dar um beijo na hora de colocar na cadeirinha no carro, fazer uma brincadeira para separar as roupas para lavar. O importante é que você esteja conectado com a criança naquele momento, que você esteja ali por inteiro”, explica.

Segundo ela, isso ensina os pequenos a terem conexão com os momentos e pode ser uma forma de estreitar a relação. Além disso, é preciso reconhecer e entender a necessidade da criança, não impondo uma rotina sem antes explicar as razões daquelas atividades e mostrando que os momentos do dia-a-dia também podem ser divertidos. “Devemos buscar uma parentalidade consciente, que respeite as necessidades dos filhos e também as dos pais. Quando você respeita os seus limites e os limites da criança, você aproveita melhor as oportunidades de educação e cria um ser humano pautado no diálogo, no respeito e congruente consigo mesmo”, arremata.

Preparação mindfulness

– Observar o momento presente sem julgamento (compaixão)
– Ir ao encontro de nossas necessidades como pais (preparação interior)
– Reconhecer o que deseja (trocar o não pelo sim, evitando falando sobre o que não quer que aconteça e sim sobre o que deseja)
– Ter a intenção de experimentar por inteiro o momento presente
– Observar do que acontece dentro de nós (emoções, sentimentos e pensamentos)

Práticas mindfulness para fazer com os filhos

– Procurar desenhos nas nuvens no céu
– Fazer as refeições em família, sem celulares ou televisão
– Desenhar ou pintar
– Ler uma história
– Contemplar a natureza explorando os 5 sentidos
– Fazer bichinhos com sombras
– Brincar com os filhos, experimentar o que eles experimentam

Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui