A culinária é um dos elementos culturais mais fortes e presentes de uma comunidade. A partir dela, é possível perceber diversos costumes, influências e características de um local. Em um país como o Brasil, de grande extensão, é possível encontrar uma grande diversidade em vários aspectos, inclusive nos hábitos alimentares. Pensando nisso, a jornalista, escritora e mãe Alice Granato lançou, em 2012, o livro Sabor do Brasil (Ed. Sextante), com reportagens sobre a culinária no interior do Brasil. Agora, é a vez das crianças: unindo seu conhecimento com a experiência com os dois filhos (Valente, 7 anos, e do Benício, 4), resolveu escrever a coletânea Saborzinho do Brasil, pela editora Bazar do Tempo, com o primeiro livro digital disponível a partir do dia 9 de outubro.
Por que falar sobre a culinária brasileira com as crianças?
“As crianças precisam conhecer mais sobre o Brasil. Eles precisam saber do valor da nossa natureza, dos nossos bichos, das nossas árvores e rios. É a identidade do nosso país”, afirma Alice Granato sobre a importância de falar sobre o assunto com os pequenos. A autora ainda acrescenta: “As crianças comem melhor com história”.
Inserir o tema de forma lúdica, usando livros, histórias e brincadeiras é uma forma de trazer a atenção da criança tanto para a cultura do Brasil quanto para a alimentação. Para observar como a informação faz toda a diferença, Alice conta que fez um laboratório na escola escola dos filhos dela.
“Apresentei as regiões, destacando as características e curiosidades de cada lugar. Tive um retorno muito positivo das crianças e dos professores e coordenadores. Percebemos que, ao conhecer mais o Brasil, as crianças se interessaram pelos alimentos. Fizemos uma mesa de lanche com ingredientes de todo o Brasil depois da apresentação. E ficamos entusiasmados em ver que eles se arriscaram e provaram mais depois de saberem mais sobre. Foi muito bom o resultado!”, conta Alice.
Leia também: Alimentação saudável na quarentena: Turma da Mônica lança guia de receitas
Como inserir mais diversidade e incentivar a alimentação equilibrada
Garantir uma alimentação saudável para as crianças pode ser um desafio para os pais, mas a diversidade de opções do Brasil pode ajudar! “Os pratos quanto mais coloridos, melhores. O Saborzinho proporcionará essa viagem, de aromas, sabores, cores. Trazendo a rica paleta do Brasil para a bagagem das crianças e para a mesa de suas casas”, diz a autora.
Mas como fazer isso na prática? Alice deu algumas dicas que usa com seus filhos:
- Dê bons exemplos: “Eu procuro sempre oferecer os alimentos de forma natural, sem forçar. Gosto de dar bons exemplos, comendo bem, com pratos saudáveis e coloridos”.
- Respeite gostos: “Sempre digo para eles, cada um tem seu paladar, seu gosto pessoal e a gente pode não gostar disso ou daquilo. Acho apenas importante que provem, que conheçam e que escolham o que gostam e o que não gostam”.
- Deixe as crianças participarem: “Uma coisa que acho bacana é as crianças participarem do movimento em torno dos alimentos. Irem à feira, aos mercados. Observarem o caminho dos alimentos até chegar ao prato. Trazer eles mais pra perto do processo todo e não apenas apresentar o resultado final”.
Sobre a Coletânea Saborzinho do Brasil
Composta por cinco livros (um para cada região do Brasil), a narrativa lúdica tem como objetivo apresentar para as crianças a história cultural, pelo ponto de vista culinário, além de falar sobre a natureza, os animais e a origem dos alimentos. Além disso, o livro ainda conta com inúmeras receitas, para trazer a culinária de diversos locais para dentro de casa de forma prática e divertida tanto para as crianças quanto para os pais.
O primeiro livro da coletânea a ser lançado será o Saborzinho do Brasil – Norte, que vai abordar a culinária dessa região do Brasil. A publicação narra a história do pequeno Tupi, um menino que sai do Sudeste com os pais para conhecer a Floresta Amazônia.
Para esse livro, foram convidados quatro chefs: Alex Atala, Daniela Martins, Jérôme Dardillac e a boleira Otávia Sommavilla, todos com vasta experiência com a culinária da região. E, para tornar o livro mais divertido e lúdico, é possível conferir as ilustrações de Bianca Smanio, fotos de Sergio Pagano, projeto gráfico de Beatriz Lamego e pesquisa de Zé Marcio Alemany.
O livro será lançado em formato ebook no dia 9 de outubro nas plataformas digitais plataformas digitais (Amazon, Apple, Google Books). E no fim de novembro, chega às livrarias.
Abaixo, confira uma receita presente no livro, da chef Otávia Sommavilla, para fazer um Bolo de Castanha do Pará com Calda de Açaí:
(clique na imagem para ler melhor!)
Leia também: 8 dicas para praticar o consumo consciente com as crianças
Onde encontrar a coletânea Saborzinho do Brasil
Saborzinho do Brasil – Norte
Editora: Bazar do Tempo
Preço do ebook: R$ 22,00
Lançamento: nas plataformas Amazon, Apple, Google e Kobo, a partir de 09/10/2020
Instagram: @saborzinho_do_brasil e @bazardotempo