Artigos
80% das escolas privadas devem reabrir em São Paulo; na rede pública adesão será bem menor
Com informações do Metro Jornal – Depois de quase 200 dias fechadas em razão da pandemia do novo coronavírus, as escolas da rede pública e privada, do ensino infantil ao médio, poderão voltar a receber os alunos a partir de hoje na capital, mas só para atividades extracurriculares.
O retorno às escolas não é obrigatório para as escolas nem para os estudantes, que podem decidir se voltam ou não. Os alunos que forem aos colégios poderão fazer tarefas de reforço escolar e participar de ações esportivas e culturais, mas não terão aulas regulares, que seguem sendo aplicadas só remotamente.
Apesar da autorização, a adesão será baixa na rede pública. Das 4 mil escolas municipais, apenas uma deve reabrir. Entre as estaduais, o retorno deverá ocorrer em cerca de 100 das 1,1 mil unidades. A participação poderá ser maior na rede privada. O Sieeesp (sindicato das particulares) estima que 80% dos 4,5 mil colégios reabrirão as portas a partir de hoje – mas, na prática, esse número poderá ser bem menor.
Leia também: Sociólogo alerta para os riscos de manter as crianças longe da escola
O Sieeesp diz que a rede particular está pronta para o retorno em meio à pandemia desde julho e reclama do longo tempo de paralisação. Na rede pública, estado e prefeitura disseram ter tomado todas as precauções e que a comunidade de cada unidade tem autonomia para decidir sobre o retorno às escolas.
Pesquisa DataFolha mostrou que pais não eram a favor da reabertura das escolas
Apesar do debate sobre a importância da volta da convivência entre os estudantes e dos impactos da permanência em casa para os pais que trabalham fora, a última pesquisa Datafolha mostrou que 75% dos entrevistados disseram que as escolas deveriam permanecer fechadas em São Paulo pelo menos até o fim do ano. Sindicatos dos professores também são contra.
Leia também: Crianças cansadas e pais estressados: como lidar com o ensino remoto prolongado?
[mc4wp_form id=”26137″]
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Guerreiras do K-Pop: Entenda o que levou uma escola a proibir crianças de cantarem músicas do desenho que virou febre
Direção de uma escola primária britânica enviou uma carta aos pais, explicando que os alunos não poderiam mais referir-se à...
Verão, piscina e mar: como proteger as crianças de otites?
Com mais calor, umidade e horas na água, aumentam os casos de otites externas — a famosa “otite de verão”....
Adolescente de 17 anos cria IA que pode ajudar a detectar abuso infantil
Tecnologia identifica sinais suspeitos em vídeo e pode ser aliada na proteção de crianças e adolescentes. Projeto começou como resposta...
Balões gigantes invadem o Minhocão, em evento natalino gratuito, em SP
Inspirado nas paradas de Natal dos Estados Unidos, o FelizCidade transforma o elevado em um espetáculo de cores, música e...




