Artigos
Rede Municipal de Saúde promove o ‘Mês de valorização da Paternidade’
Por:Redação

A Rede Municipal de Saúde estará até o final de agosto com o “Mês de valorização da Paternidade”, abordando temas em respeito ao papel do pai na criação do filho. Para eles, essa é uma oportunidade de discutir sobre os cuidados paternos na promoção da saúde não só do homem como também de toda a família.
As unidades de atenção primária e as redes de assistência, como maternidade vão estar disseminando informações e mobilizando profissionais e pacientes.
Rodas de conversa, atividades nas salas de espera; convite aos pais para participar do pré-natal de suas parceiras; exibição de filmes com a temática da relação entre pais e filhos; oficinas e jogos envolvendo adolescentes e seus pais; atividades de aprendizado do cuidado na primeira infância voltadas aos pais; ações de orientação nos territórios pelos agentes comunitários e demais profissionais de saúde.
Confira a programação:
11/08 – Oficina de capacitação do guia do pré-natal do parceiro para os profissionais de saúde das dez unidades de Atenção Primária da região da Grande Tijuca.
12/08 – Durante a Feira Orgânica de Olaria, na Praça Marechal Maurício Cardoso, Penha., das 9h às 12h, o microfone estará aberto para intervenções, poesias e o que mais rolar. O tema da paternidade, claro, estará na pauta.
19/08 – Na Casa de Parto David Capistrano, em Realengo, na Avenida Pontalina, s/n, haverá atividades com o Grupo de Papais da Casa de Parto.
14h, a diretora da unidade, Leila Azevedo, dará palestra sobre a história da unidade e sobre o panorama do Parto Humanizado no Brasil.
15h, haverá roda de conversa sobre paternidade, promovida pelo Grupo de Papais, com o lançamento da edição 179 da Revista Radis da Fiocruz.
17h, encerramento cultural.
23/08, o Programa Academia Carioca de Saúde da Clínica da Família Felippe Cardoso, na Penha, realiza o “Circuito Papai em Ação”, com a participação de pais usuários e pais profissionais da unidade.
São preparadas atividades que envolvem funções cotidianas que ficam normalmente centralizadas nas mães, mas que o papai também pode e deve fazer. Também haverá disputas de pênaltis entre as equipes formadas por pais e seus filhos ou filhas.
26/08, será realizado o Segundo Mamaço na Igreja da Penha, com atividades voltadas para a participação dos pais.
Na programação haverá minicircuito para os pais e a participação deles junto a suas parceiras no momento da amamentação, além de apresentação com os jovens do RAP da Saúde, cantando e dançando a paródia da música “Cheguei”, da cantora Ludmila.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
3 ideias de petiscos com a cara do Natal
Quer surpreender os convidados? Inspire-se nestas sugestões de apresentação, que vão fazer sua mesa brilhar!
Compartilhar maquiagem com os filhos pode? O que dá para dividir e o que é melhor esconder do nécessaire
Produtos infantis costumam ser mais seguros para toda a família, mas o caminho inverso pode trazer riscos. Especialistas explicam como...
E se um óculos pudesse frear a miopia do seu filho? Primeiros óculos que desaceleram miopia em crianças são aprovados FDA
Tecnologia promete não apenas corrigir o grau, mas também retardar a progressão da condição. No Brasil, as lentes já são...
Nem Enzo, nem Valentina: os nomes de bebês que dominaram os registros em 2025 (e surpreenderam os pais)
Helena lidera o ranking nacional pelo segundo ano seguido, enquanto nomes curtos ganham cada vez mais espaço nas certidões de...






