Quatro comportamentos que podem destruir um relacionamento

1208
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O renomado psicólogo e pesquisador, Dr. John Gottman, estudou e acompanhou casais por mais de 40 anos e segundo ele, chegou ao índice de 90% de previsibilidade de sucesso ou não dos relacionamentos, com base em sua descoberta de quais são os quatro principais comportamentos que destroem os relacionamentos.

Ele chamou de “Os 4 Cavaleiros do Apocalipse”!

Bom, não custa nada conhecermos esses comportamentos, afinal, quem sabe não temos algum deles em nosso lar!?

1° Comportamento – A Crítica: Enquanto uma reclamação/queixa trata apenas da ação específica na qual o seu parceiro falhou, uma ‘crítica’ é global. Ou seja, a crítica ataca de todas as formas.  Por exemplo: Queixa: “Não tem gasolina no carro. Lembra que combinamos que você colocaria?”. Crítica: “Você nunca se lembra de nada! Não posso acreditar no que você me diz! “

2° Comportamento – O Desprezo: É composto por um conjunto de comportamentos que comunicam aversão. Inclui, mas não se limita: zombar, sarcasmo, humor hostil e condescendência. É transmitido, também, através de comportamentos não verbais.  Às vezes, um tenta se mostrar superior ao outro, passando a mensagem “Eu sou muito para você”.

O parceiro desdenhoso, muitas vezes, varre o ambiente, procurando erros no outro, em vez do que é positivo sobre o parceiro ou o que pode apreciar sobre ele.

3° Comportamento – A Defensiva: Tende a surgir frente a críticas e ataques, onde a pessoa busca desculpas para se defender, se justificar ou não assumir a responsabilidade. Mesmo que o parceiro esteja errado, criticar ‘fecha’ os caminhos de comunicação e solução.

O problema do ataque x defesa, é que quem ataca não se sente ouvido, e quem se defende investe energia em se livrar da culpa ou contra-atacar, ao invés de se atentar aos fatos.

O discurso “O problema não sou eu. É você”, prejudica que os comportamentos e problemas sejam reconhecidos, discutidos e solucionados.

4° Comportamento – A Falta de conexão: Nos relacionamentos em que os argumentos intensos explodem repentinamente, e onde a crítica e o desprezo levam à defensiva, a falta de conexão surge como uma consequência. Isso atua fazendo com que os parceiros não se engajem no relacionamento. Agem como se não se importassem com o que o parceiro está dizendo ou fazendo, se afastando do conflito e se ausentando do próprio relacionamento.

Sabendo disso, poderá se atentar se algum dos 4 comportamentos nocivos estão fazendo parte do seu relacionamento. Prestar atenção a estes sinais, poderá te ajudar a tomar atitudes mais assertivas ao perceber se você ou o(a) parceiro(a) estão agindo assim, preservando a sua relação, não por um tempo mais longo, mas para um relacionamento mais feliz e harmonioso.

Por Phitters

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui