Quantas horas de sono são necessárias por noite?

A pediatra Marcela Noronha mostra a média de horas de sono indicada por faixa etária; ela diz porém que o principal é observar se a criança acorda descansada e disposta
Bebê dormindo
Para cada idade, há uma média estimada de horas de sono por dia

Não existe um número de horas de sono exato que revele o quanto precisamos dormir, mas sim uma estimativa adequada por idade e pela média da população. 

Os bebês dormem picado com vários cochilos durante o dia, enquanto crianças maiores dormem mais à noite.  Cochilos após o almoço em geral permanecem até uma média de 4 anos, mas algumas culturas que prezam pela famosa “siesta” as mantêm para a vida toda.

Lembre-se: mais importante do que a quantidade de horas de sono que seu filho tem é o como ele desperta. Se seu filho acorda bem-disposto e descansado para aproveitar o dia é isso que vale!

A tabela abaixo apresenta uma média de horas de sono por faixa etária:

IdadeHoras de sono necessárias por dia
Recém-nascidos14 a 17 horas
3 meses12 a 14 horas
6 meses11 a 14 horas
1 ano11 a 13 horas
2 anos11 a 12 horas
3 anos10 a 12 horas
4 anos10 a 12 horas
5 anos10 a 12 horas
Adolescentes9 a 11 horas
Adultos8 horas

LEIA TAMBÉM:


[mc4wp_form id=”26137″]   

Marcela Ferreira Noronha

Pediatra, educadora parental e nefrologista infantil. Mãe do Lucas e da Isabela. Formada em medicina pela Universidade São Francisco (SP) em 2006, com residência em pediatria pelo Hospital Menino Jesus de São Paulo, e especialização em nefrologia infantil pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Educadora Parental certificada pela Positive Discipline Association. Fez pediatria por vocação e tem como missão de vida tornar crianças e adultos felizes, respeitosos, com inteligência emocional, senso comunitário, física e emocionalmente saudáveis.

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também