Quais os fatores que levam ao tédio infantil?

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    São três os fatores que realmente contribuem para a construção do tédio infantil. O primeiro: as agendas cheias de atividades extracurriculares. Hoje se vê com frequência pais falando: “Meu filho faz natação, futebol, inglês” – e ainda tem a escolinha. A quantidade de crianças com excesso de atividades é enorme! E muitas não lhes trazem o real prazer e alegria, pelo contrário, acabam sufocando e deixando as crianças sob um nível de estresse e cansaço altíssimo.

    Com o intuito de prepararem a criança para uma vida adulta bem estruturada, os pais acabam criando uma mega agendinha para seus pequenos e alguns se esquecendo de perguntar a eles como se sentem realizando aquelas atividades. Quando os pais decidirem procurar uma atividade para o filho é importante que essa escolha seja combinada e conversada com a criança e não apenas imposta a ela. A atividade não deve ser algo que force a criança ao aprendizado para algo a que ela ainda não esteja pronta, mas que lhe ajude a desenvolver suas habilidades e lhe traga alegria e autodescoberta.

    A presença constante de um adulto (pais ou cuidadores) com o intuito de orientar as ações das crianças é o segundo fator que interfere para o tédio infantil. Uma criança deve sim ter a sua segurança garantida por um adulto, mas isso não significa que ele deva estar ali ao seu lado o tempo todo. A criança precisa saber lidar com os momentos em que ninguém pode brincar com ela ou dar atenção. Crianças estimuladas a criar, inventar suas brincadeiras, arriscar-se em suas ideias, com momentos de livre exploração do mundo, de contato com a natureza, de contato com outras crianças ou mesmo ficando conseguindo decidir o que as fará se sentirem melhores.

    O terceiro fator é o uso excessivo de equipamentos eletrônicos. Hoje em dia, antes mesmo de as crianças aprenderem a falar ou andar, elas aprendem a mexer em todos os meios eletrônicos possíveis. No entanto, quando elas preferem ficar na frente de um computador a brincar com um colega, com seus brinquedos ou até mesmo a sair de casa esse quadro se complica!

    A criança vai ficando cada vez mais presa ao mundo virtual até que chega a hora em que ela já viu todos os desenhos e joguinhos, e aí eles não são mais legais e interessantes como antes, o que vai virando uma busca implacável por algo novo nesse meio. E o fato de elas não conseguirem mais encontrar algo diferente ali vai gerando um intenso desprazer em realizar coisas novas e ter novas ideias, gerando assim o terrível tédio. Definir um tempo para a criança usar o equipamento eletrônico e combinar isso com ela é essencial para evitar esse tipo de tédio.

    Dani Dias

    Dani Dias é formada em direito e em coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, é especialista em kids coaching, orientadora de pais e professores e membro da Sociedade Brasileira de Coaching.

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