Artigos
Proposta de lei prevê a criação do Programa de Espaço Infantil Noturno


Com informações da: Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Novidade para os papais e mamães que precisam estudar ou trabalhar no período da noite. O projeto de lei nº 17/2017, de autoria dos vereadores Marielle Franco e Tarcísio Motta, ambos do PSOL, visa a elaboração do Programa de Espaço Infantil Noturno.
Destinado às crianças de seis meses até cinco anos e onze meses, a proposta prevê a criação de um local que ofereça desde atividades lúdicas, passando por cuidados adequados a cada período do desenvolvimento infantil e às necessidades das crianças com deficiência.
O espaço infantil noturno utilizará a estrutura já existente ou a ser desenvolvida em creches e espaços da rede municipal de ensino, respeitando a demanda de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Para os autores, um dos principais motivos de evasão escolar está relacionado à mães e pais jovens que não têm a possibilidade de conciliar o ensino noturno com o cuidado e a atenção aos filhos. Além disso, é significativo aumento de matrículas desses jovens no segmento Educação de Jovens e Adultos (EJA) no turno da noite, o que permite que esses alunos possam trabalhar e estudar.
De acordo com a proposta, o ambiente para os pequenos não substitui o período escolar, que é um dos requisitos para partcipar do programa.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
“Sol faz bem, mas sem proteção pode deixar sequelas para a vida toda”
A maior parte da radiação que acumulamos ao longo da vida vem da infância. Se a proteção adequada não for...
Por que mais adolescentes estão passando por cirurgias de fimose?
Crescimento de internações no SUS revela falhas no diagnóstico precoce e dificuldade de acesso à saúde. Identificar e tratar a...
Vai viajar com as crianças? 5 coisas que você precisa saber para transportar os medicamentos com segurança
Do analgésico ao remédio de uso contínuo, alguns cuidados simples ajudam a evitar imprevistos e garantem que o tratamento funcione...
Se o seu filho engasgar, você saberia agir em segundos, de acordo com as novas orientações?
Protocolos internacionais foram atualizados pela primeira vez em décadas e já começaram a ser aplicados no Brasil. Especialistas explicam o...






