Professora usa o funk para ensinar a matemática e arrasa

    504
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

     

    MatematicaG.jpg (138 KB)
    Hélio Melo(Divulgação/Prefeitura)

     

    “Vem, vem, vem, vem, vem, vem; na potenciação; a base vai repetindo, com a multiplicação”.

    São com frases ritmadas ao som do batidão do funk que a professora Lídia do Amaral ensina de forma lúdica alguns dos conceitos da matemática para alunos do 7º ano da Escola Municipal General Tasso Fragoso, em Padre Miguel.

    Com a música na cabeça dos estudantes, a docente propõe mais uma atividade. Divide a turma em grupos e sugere uma partida de dominó das potências. O jogo, elaborado e produzido por Lídia com material reciclado, contém 28 peças e cada uma delas é dividida com uma potência e um resultado. O objetivo é calcular a potência, descobrir a resposta e encontrar a peça que se encaixa com a equação.

    O primeiro grupo a colocar todas as peças na sequência correta é o vencedor da tarefa. Para explicar a matéria teórica e apresentá-la de forma prática através de exercícios, a professora optou por trabalhar os temas da disciplina de forma lúdica. Não é uma coincidência. Lídia busca ministrar aulas sempre com essa proposta. Usando e abusando da criatividade, a docente aposta no que não é habitual para mostrar para os seus 240 estudantes que aprender Matemática pode ser, sim, fácil e divertido. “Eu quero fazer diferente e não mais do mesmo e acho que estou conseguindo. Os alunos estão mais receptivos, se envolvem com as atividades e a consequência disso tudo é que eles estão aprendendo matemática, que historicamente já é vista com uma disciplina pouco atrativa entre os estudantes”, contou Lídia.

    O ambiente na sala de aula também é um fator determinante para atrair os alunos. O chão da entrada é pintando com os vários ângulos que podem surgir ao movimentar a porta. Cada carteira tem uma régua numérica colada cuidadosamente pela professora. Uma grande reta numérica, com números positivos e negativos, ocupa todo o comprimento de uma parede. Cartazes coloridos com tabuadas e regras de sinais de multiplicação e divisão também decoram a sala.

    A professora também comanda uma matéria eletiva intitulada “Tasso na Mídia”, onde alunos produzem vídeos com diversos assuntos como: debates sobre bullying, cobertura do aniversário de 41 anos da escola e curiosidades matemáticas como a tabuada de nove com os dedos e o método chinês de multiplicação com retas e pontos. Os vídeos apresentados com propriedade pelos estudantes são disponibilizados no canal da escola no Youtube, nomeado de Ginásio Carioca General Tasso Fragoso.

    O objetivo é deixar a escola, responsáveis e a comunidade no entorno atualizada do que está sendo produzido na unidade. “Ela usa o funk, que é o ritmo que mais gostamos, e usa as nossas gírias para explicar teoricamente matérias que se estivessem só escritas no quadro demoraríamos mais tempo para entender. Pela primeira vez estou gostando de matemática e vendo o lado divertido de resolver problemas”, revela Julia Azevedo, de 12 anos, que explica em vídeo como é fácil multiplicar através do método chinês. Além disso, a professora está coordenando uma turma preparatória com 40 alunos para a 14ª edição das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, cuja primeira fase será realizada no dia 5 de junho. Lídia ainda se divide entre uma pós-graduação sobre Gestão Educacional e produz vídeos para o seu canal no Youtube chamado de Funkmática da Tia Lídia.

    Com tantas frentes, a professora não perde a motivação mesmo com uma rotina atribulada. “O trabalho não é fácil, mas é extremamente prazeroso quando vemos os bons resultados que estamos conquistando. Isso só me dá mais ânimo para tentar mudar, por meio da matemática, a realidade e o futuro deles”. (Diário Oficial do Rio de Janeiro)

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui