Artigos
Por que os dentes nascem tortos?

A importância de uma arcada dentária harmônica vai muito além do sorriso bonito. Os 32 dentes que preenchem a boca do ser humano influenciam diretamente em funções vitais, tais como mastigação, fala e respiração – isso mesmo antes dos 6 anos, quando os 20 dentes de leite fazem o trabalho provisório.
Mas, afinal, por que os dentes não nascem todos no lugar certinho e por que é tão comum que crianças precisem fazer uso de aparelhos ortodônticos? O cirurgião dentista Gustavo Féres, especialista em estética orofacial, explica que há fatores genéticos e outros hábitos que podem afetar a dentição, como colocar a língua frequentemente para fora e chupar dedo. Nesses casos, a melhor forma de evitar o problema é eliminar os costumes ruins e fazer o tratamento preventivo. “Com 1 aninho, já é possível fazer a primeira consulta. A partir daí, fazemos o acompanhamento anual e, por volta dos 4, iniciamos o tratamento preventivo”, afirma.
Ele chama atenção ainda para uma descoberta recente que pode fazer muita diferença na hora de cuidar da arcada dentária. É que, desde a gestação, os dentes são influenciados pela alimentação, primeiro da mãe e, posteriormente, da criança. “Tudo o que comemos interfere no desenvolvimento da mandíbula e da arcada dentária”, afirma.
Segundo o nutrólogo Lucas Penchel, estudos apontam uma relação entre o consumo de alimentos industrializados e a formação de uma arcada dentária desarmônica. “Todo alimento que é ingerido pela criança ou até mesmo os produtos utilizados pela mãe durante a gestação podem interferir na qualidade dos dentes, tanto para o bem quanto para o mal”, afirma.
Para ele, ainda não existe um número satisfatório de pesquisas na área, mas a literatura evidencia que, após a globalização e, principalmente, com o aumento de alimentos processados, houve crescimento no número de crianças que apresentam anormalidades na dentição definitiva. “Se observarmos como eram nossos pais e avós quando crianças e adolescentes, veremos que muitos possuíam um sorriso harmônico, mesmo sem ter usado aparelho. Hoje, isso é raro”, acredita.
De acordo com o especialista, alguns estudos feitos em animais mostraram que o consumo de alimentos crus pode aumentar em até 10% o tamanho da mandíbula. O contrário, portanto, geraria uma arcada menor, um dos fatores preponderantes para o encavalamento dos dentes.

Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Menina viraliza ao reclamar da “filha” boneca: “Não paro um minuto com essa menina”
A pequena Malu, 3 anos, desabafou com a mãe e o vídeo fez sucesso na internet. Quem é que não...
Apenas 1 em cada 20 crianças e adolescentes cumprem estas três recomendações fundamentais para o desenvolvimento
Metanálise global com mais de 387 mil jovens revela que a maioria não segue orientações consideradas essenciais para obter melhores...
Você sabe o que são os 9 minutos “mágicos”?
Teoria baseada em estudos de neurociência viralizou na internet. Para especialista, faz sentido e funciona, mas está longe de ser...
Seu jeito influencia o jeito que seu filho aprende
Sempre imaginei que incentivo, afeto e boas oportunidades fossem o trio principal. Mas, lendo um estudo publicado no Journal of...






