Quando decidimos pôr nossos filhos na educação infantil, muitos ainda bebês, outros nem tanto, a preocupação não é com a nota do Enem. Selecionamos os critérios mais relevantes para as mães na hora de definir a escola dos seus filhos.
Conhecer e poder conversar com a professora
Não tem nada que deixe a mãe mais segura do que poder chegar à escola, entregar seu filho à professora e depois trocar duas palavras com ela na hora de buscar a criança. Esse relacionamento é fundamental para manter nossa confiança na instituição.
Tipo de ensino
A escola deve partilhar dos mesmos valores da sua família.
Diálogo com a família
É importante que a escola mantenha a comunicação com a família, seja através da agenda, de reuniões de pais ou de atividades extras. O envolvimento da instituição com a família é o segundo ponto mais importante para as mães.
Estrutura física da escola
Vale observar o tamanho das salas de aula, o espaço aberto para recreação, a ventilação e a iluminação. Além, é claro, da organização e a limpeza.
Tamanho das turmas
Existe legislação para isso, mas em escolas particulares os pais exigem um pouco além do que manda a lei.
Localização
Não adianta a escola ser maravilhosa se vamos perder muito tempo com o deslocamento. Escola boa perto da nossa casa ou do trabalho é o que buscamos.
Tipo de alimentação oferecida
Se a escola fornece a alimentação dos alunos, o cardápio diário deve estar disponível para os pais. O ideal é que ele seja elaborado por um nutricionista.
Ser inclusiva
Nada melhor para as famílias do que a convivência diária com as diferenças, afinal, somos todos diferentes, mas nossos direitos são iguais.
Acesso às dependências
Entrar na escola na chegada e na saída dos alunos ajuda a estabelecer uma relação de confiança.
Valor da mensalidade
A escola perfeita às vezes não cabe no bolso dos pais. É melhor abrir mão de uma coisa ou outra e priorizar itens mais relevantes, conciliando-os com o que se pode pagar.
Transparência
Quem não deve não teme. Se você sente que algo está sendo escondido dos responsáveis, se os colegas do seu filho começam a contar coisas que a escola não comunicou a você, fique atenta e converse com a coordenação.
Bebel Soares é fundadora da plataforma de apoio a mães Padecendo no Paraíso. Na Canguru ela fala sobre educação, saúde, alimentação, sexo, inclusão e viagens.