Passeio que o ‘Na Pracinha’ indica: Biblioteca Pública Estadual de Minas

Leia a coluna Na Pracinha da #Canguru de junho.
biblioteca_tantomarfotografia3b.jpg (305 KB)
Biblioteca é espaço recomendadíssimo para levar a criançada | FOTO: TANTO MAR FOTOGRAFIA

 

A Praça da Liberdade é uma das mais belas de nossa cidade. Não há quem passeie por lá e não se renda a seus encantos. Ao seu redor encontramos inúmeros prédios de refinada arquitetura, que hoje abrigam museus e centros de cultura. À direita do Palácio, avistamos um edifício cujo traçado curvilíneo não deixa dúvida de que estamos diante de uma obra de Oscar Niemeyer. É ali que se encontra o setor infantojuvenil da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

O prédio-sede, Edifício Luiz de Bessa, data de 1954 e foi inaugurado pelo então governador do estado Juscelino Kubitschek. À frente de sua fachada há um gracioso jardim florido, com frondosas árvores e área gramada. Nos recepcionam quatro estátuas de bronze em tamanho natural: a obra Encontro Marcado, de Leo Santana, que homenageia os escritores mineiros Otto Lara Rezende, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino.

O acervo infantojuvenil da biblioteca conta com diversos títulos de obras literárias para todas as idades — inclusive bebês —, além de revistas, atlas, almanaques e gibis. Há livros de tecido, musicais, com abas, dobraduras, uma infinidade de recursos para encantar as crianças. A maior parte dos livros está disponível para empréstimo. O espaço é totalmente adaptado para acolher a meninada. Mesas e cadeiras pequenas compõem o ambiente de leitura, assim como grandes e confortáveis pufes e tapetes emborrachados. As obras ficam disponíveis em estantes de altura adequada para os pequenos leitores. É possível estacionar carrinhos de bebê e há um fraldário. Ao fundo da sala principal há uma brinquedoteca e um amplo espaço para narrações de histórias. A programação mensal inclui atividades de estímulo à leitura e promoção da cultura para o universo infantil. Vale a pena agendar um passeio por lá.

 

QUER CONHECER?
Praça da Liberdade, 21 – Funcionários
Segunda a sexta-feira, das 10h às
18h e sábado, das 08h às 12h

 

 

 

Na PracinhaCriado em 2011 pelas mães Flávia Pellegrini e Miriam Barreto, o blog tem o objetivo de incentivar os passeios e brincadeiras ao ar livre em família. Na Canguru, as fundadoras do Na Pracinha dão dicas de passeios divertidos para a meninada.

site  www.napracinha.com.br

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também