Da redação

A associação de consumidores Proteste encontrou irregularidades no funcionamento de três parques de diversão do estado de São Paulo. Os locais inspecionados foram: Hopi Hari, em Vinhedo no interior da capital, Parque da Mônica, localizado no Shopping SP Market, Zona Sul de São Paulo e o Parque Marisa, no bairro de Itaquera, Zona Leste da cidade.
Entre as irregularidades encontradas pela associação, estão falhas na infraestrutura, atrações desativadas e também superlotação dos espaços. A Proteste também colheu reclamações de visitantes, como os altos preços cobrados por estacionamento e alimentação. A pesquisa está em andamento desde de fevereiro, os locais foram escolhidos de forma aleatória e visitados periodicamente até o mês de abril, data de divulgação dos dados.
No Hopi Hari foram encontradas paredes com infiltração, brinquedos enferrujados e janelas quebradas. O local, porém, foi o único em que houve inspeção de bolsas e mochilas de todos os visitantes. No Parque da Mônica, a principal irregularidade encontrada foi quanto ao número de crianças brincando na área do “Parquinho”. A capacidade do local indica 10 crianças por vez, porém, durante a inspeção haviam seis crianças a mais do que o recomendado. De acordo com a Proteste, o local conta com saídas de emergência e extintores de incêndio bem sinalizados.
O teste do Parque Marisa indicou falhas de segurança na Roda Gigante, que não possui a proteção adequada para evitar que pessoas acessem a área de rotação da roda, o que pode vir a causar acidentes. A Proteste enviou o resultado do estudo à Prefeitura, ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e ao Corpo de Bombeiros exigindo maior fiscalização.
Informações: Proteste