Da Redação

Fechado desde o dia 23 de fevereiro, por conta do risco de transmissão de febre amarela, o Parque das Mangabeiras será finalmente reaberto ao público nesta terça-feira (20). O Mirantes dos Mangabeiras também volta a funcionar. A informação já tinha sido divulgada no final de maio. O parque da Serra do Curral, interditado na mesma época, já tinha sido reaberto no dia 29 de maio.
No dia 16 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde já tinha dado o aval para reabertura do parque, mas depois a Fundação dos Parques Municipais disse que só abriria, inicialmente, para escolas, com visitas agendadas, e adiaria a reabertura ao pública, porque ainda faltavam alguns reparos em equipamentos do parque.
Segundo a prefeitura, foram realizadas as seguintes intervenções no período de interdição: “diagnóstico geral da situação do parque; ampla limpeza da área; serviços de roçadas, capinas e jardinagem; e alguns reparos em banheiros. Também está sendo providenciado o aumento do quadro de funcionários de vigilância. Foi também iniciada a elaboração do plano integrado de combate a incêndios para o Parque das Mangabeiras, Parque Estadual da Mata da Baleia e Parque da Serra do Curral”.
Encravado na Serra do Curral, o Parque Municipal das Mangabeiras é um dos maiores e mais belos redutos ecológicos de Belo Horizonte. Com projeto paisagístico assinado por Burle Marx, é a maior área verde da cidade, com 2,3 milhões de m² de matas nativas, onde se pode fazer trilhas no meio de micos, esquilos e outros animais silvestres. E tem ainda quiosques, quadras poliesportivas, pista de skate, brinquedos para crianças e arenas para shows e teatros.
O acesso dos visitantes ao parque será feito pelas portarias Sul (Av. José do Patrocínio Pontes) e Norte (Av. Bandeirantes), estando as demais portarias restritas a funcionários e prestadores de serviços. O parque fica aberto sempre de terça a domingo (inclusive em feriados), de 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 3277-8277.
