Papel dos pais nos primeiros anos de vida é foco de série que estreia no Canal Futura

Série aborda os direitos da criança e o desenvolvimento infantil e destaca a importância da atuação parental na construção dos valores das crianças

270
Crianças estão de maos dadas em círculo ao ar livre; papel dos pais nos primeiros anos de vida é fundamental
Série de 20 episódios, que mostram pessoas diferentes, de diversos lugares do Brasil
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Vinte histórias de diferentes infâncias, pautadas em diversidade e vivências distintas da maternidade e paternidade estarão na série “Primeiros Anos”, um programa que vai ao ar no dia 16 de novembro, às 19h45, no Canal Futura. Parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a série aborda temas como representatividade negra, indígena e LGBTQIA+; desafios e preconceitos enfrentados por crianças com deficiência; saúde; imigração; e as diferentes formas de educar. 

O programa traz histórias de pessoas diferentes, de diversos lugares do Brasil, com culturas e crenças diversificadas, mas todas com um ponto em comum: a importância da atuação parental na construção de valores das crianças, respeitando seus direitos, partindo de um olhar criativo no processo de educação e valorizando a diversidade.

“Primeiros Anos traz uma série de temas importantes e fundamentais para serem contextualizados e discutidos em casa, na família e também na escola. É a busca de uma reflexão sobre a temática da primeira infância também para o espectador, quer seja ele identificado ou não por algum case.” conta André Libonati, líder de projetos do Canal Futura. Segundo ele, o programa constrói a narrativa baseada na diversidade, ao retratar novas formações de família, considerando sempre o amor como peça chave para a educação e desenvolvimento da criança.

Para Paula Perim, diretora de comunicação e sensibilização da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a série vai muito além do discurso sobre a importância do desempenho parental na garantia de todos os direitos da criança. Trata-se da construção de uma relação com a criança como ser humano, levando em consideração suas próprias opiniões e experiências individuais. “Primeiros Anos é uma produção muito importante porque amplia o horizonte ao colocar a criança como protagonista e sujeito de direitos. Nela, vemos a importância da fala, do estímulo, das interações da criança com o mundo que a rodeia sob a perspectiva dela, da própria da criança, e é justamente nisso que reside a grande potência dessa produção”, complementa Perim. A série traz ainda uma reflexão sobre como os primeiros anos da criança influenciam atitudes, comportamentos e a construção da personalidade ao longo da vida. 

Produzida por jovens realizadores egressos da oficina Geração Futura Juventudes – um projeto que ajuda jovens universitários a se conectarem com o universo de audiovisual e colocar em prática os aprendizados a partir do incentivo de novas produções – a série é composta por 20 episódios e faz parte de um conjunto de programações com o intuito de fortalecer a rede de atuação do Futura dedicada à Educação Básica, a fim de ampliar a representatividade das diferentes infâncias e adolescências nas telas e o alcance de atuação nos territórios brasileiros. Além das exibições no Canal Futura, os episódios ficam disponíveis também nos Canais Globo e Globoplay. 

SERVIÇO: 

Primeiros Anos Histórias de infâncias diversas, focando a atenção narrativa na atuação parental e sua interação com o universo infantil, através do olhar criativo e diversificado de jovens realizadores. 

Estreia: 16 de novembro (terça-feira), às 19h45. Novos episódios toda terça-feira. 

Reprises: Terças, 0h; quintas, 15h15; Domingos, 18h30 

Classificação: livre 


LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui