Artigos
Palavra Cantada lança música em homenagem à Amazônia
O grupo Palavra Cantada lançou hoje (3) a música Amazônia, que faz uma homenagem à floresta e destaca os rios, povos e animais desse ecossistema. Paulo Tatit e Zé Tatit, parceiros dessa produção, contam que procuraram fazer uma canção com um conteúdo acessível e fácil de cantar. “Por isso cantamos em coro e a entrada das vozes infantis no minuto final é de grande impacto emocional. Por isso também, aquele tambor insistente na batida do bumba-meu-boi que coloca a canção sob um mesmo manto como num mantra”, destaca Paulo.
O músico conta que foi rápida e certeira a criação da obra, que não deixa de ser um lamento pela falta de cuidado com a floresta – alvo frequente de ações de desmatamentos e queimadas, entre outros problemas. “É lamentável que estejamos vivendo numa fase em ‘que não cabe no Brasil a magia da floresta'”, afirma Paulo, usando trecho do refrão da música.
Ele diz que a ideia é que as crianças “ajudem a sair dessa com sua crítica contundente”, trazendo para o cotidiano os sinais de alertas feitos por cientistas, artistas e as pessoas mais antenadas com seu tempo. “As crianças agem assim também com os problemas do meio ambiente, quando reclamam da poluição do ar e dos rios em São Paulo, das queimadas das florestas, quando questionam a transformação do boi em bifes e filés ou quando se preocupam com a ameaça à vida das abelhas”, ressalta Paulo. Ele lembra que outros assuntos também se beneficiaram da “fiscalização” dos pequenos, como o cinto de segurança, o cigarro, a limpeza urbana, o lixo reciclável “e tudo mais que as crianças aprendem na escola e colocam em prática com seus pais e avós todos os dias”.
Amazônia e outros biomas nacionais são destaque em clipe com Maria Gadú
A Amazônia e outros biomas nacionais, como a Mata Atlântica, o Cerrado e o Pantanal, foram alvo de em outra música do grupo Palavra Cantada. “Canção para a fauna e a flora”, lancada em agosto, teve composição de Sandra Peres com a participação da cantora paulista Maria Gadú. Assista ao clipe aqui.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Apenas 1 em cada 20 crianças e adolescentes cumprem estas três recomendações fundamentais para o desenvolvimento
Metanálise global com mais de 387 mil jovens revela que a maioria não segue orientações consideradas essenciais para obter melhores...
Você sabe o que são os 9 minutos “mágicos”?
Teoria baseada em estudos de neurociência viralizou na internet. Para especialista, faz sentido e funciona, mas está longe de ser...
Seu jeito influencia o jeito que seu filho aprende
Sempre imaginei que incentivo, afeto e boas oportunidades fossem o trio principal. Mas, lendo um estudo publicado no Journal of...
Invisibilidade, não: OMS publica diretrizes inéditas sobre infertilidade e isso muda tudo
Em documento histórico com 40 recomendações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a infertilidade como prioridade de saúde, pede...






