Artigos
Pais de criança com deficiência podem ter jornada reduzida

Agência Senado
Trabalhadores que tenham filho com deficiência poderão ter sua jornada de trabalho reduzida. Projeto (PLS 110/2016) com esse objetivo será analisado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quarta-feira (16), às 11h30.
Do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), o projeto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para determinar que o trabalhador que tenha filho com deficiência sob sua guarda terá sua jornada de trabalho reduzida em 10%, sem prejuízo de sua remuneração. A redução da jornada de trabalho será considerada como tempo de efetivo exercício para todos os fins legais — ou seja, não poderá ter interferência nas férias ou na aposentadoria.
O projeto considera pessoa com deficiência aquela que tem impedimentos para a vida independente e para o trabalho. A redução da jornada deverá ocorrer mediante requerimento escrito perante o empregador, com a avaliação biopsicossocial de uma equipe multidisciplinar — conforme previsto no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015). O benefício deverá ser renovado a cada dois anos.
De acordo com o senador Moka, a mudança na lei dá plena efetividade aos princípios constitucionais que protegem a dignidade humana e a família. Ele argumenta que a redução de jornada é um ônus que deve ser suportado pela sociedade e destaca que o percentual sugerido não vai gerar “muitos contratempos e transtornos para o empregador”. Segundo o autor, seu projeto busca proteger a pessoa com deficiência, além de colaborar para que o Brasil seja realmente uma República que respeita seus cidadãos.
Relatório
A relatora, senadora Simone Tebet (PMDB-MS), é favorável ao projeto. Em seu relatório, no entanto, ela apontou que “algumas observações se fazem necessárias”. Simone retirou a expressão “deficiente” do texto e apresentou uma emenda para deixar claro que a incapacidade a que se refere o projeto tem a ver com o “próprio cuidado pessoal” e não com a idade precoce de um bebê, por exemplo. A relatora também acrescentou um parágrafo para estabelecer que expectativa de redução da jornada não deverá constituir “justo motivo para a rescisão de contrato de trabalho”.
Outra sugestão da relatora destaca que mais de um filho deficiente não significa uma redução superior aos 10%. No caso de casal que viva em residência comum, ainda de acordo com o relatório, a ambos será assegurado o direito à redução e, no caso de guarda compartilhada, a redução prevista deverá ser assegurada a ambos os genitores, na proporção do tempo de convívio com o filho. Se aprovado pela CDH, o (PLS 110/2016) seguirá para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde tramitará em caráter terminativo.
Outros projetos
A preocupação com a integração da pessoa com deficiência também é o tema de outros projetos na pauta da CDH. Na mesma reunião, a comissão deve votar o projeto que trata de regras para brinquedos adaptados para crianças com deficiência (PLS 382/2011) e o que trata da presença do cão de assistência em veículos e estabelecimentos de uso coletivo (PLS 411/2015). Também constam da pauta uma série de requerimentos para a promoção de audiências públicas e o projeto que instituiu a Política Nacional para Doenças Raras no SUS (PLC 56/2016).
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....
Menores fora das redes: a exclusão da Austrália é cuidado ou ilusão?
Primeiro país a adotar a medida, a Austrália reacende um debate global entre famílias, escolas e governos: como proteger crianças...
Seu filho não precisa sentar no colo do Papai Noel; 4 cuidados essenciais para crianças neurodivergentes
Com preparo, respeito ao ritmo da criança e uma boa dose de acolhimento, a magia do Natal pode ser especial...
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...





