Artigos
Os alimentos que ajudam no tratamento e na prevenção do câncer de mama
Por Rafaela Matias – Quando descobriu o câncer de mama, a gerente administrativa Micelle Fabiane Ferreira, de 39 anos, ficou intrigada. Ela não tinha histórico familiar e questionou a sua médica sobre o que pode ter levado ao desenvolvimento do tumor. “Descobri que tudo aquilo que colocamos para dentro pode influenciar. Desde sentimentos ruins, como mágoa e rancor, até uma má alimentação, cheia de açúcar e alimentos industrializados”, afirma.
De fato, a alimentação é um dos fatores que favorecem a incidência do câncer, ou pode ajudar a prevenir a doença. A nutricionista clínica Hellena Zago, especialista em nutrição hospitalar e clínica pela Santa Casa de Belo Horizonte, explica que uma alimentação saudável pode ajudar na prevenção e auxiliar na melhor aceitação do tratamento e controle da imunidade de quem já desenvolveu a doença. “Alguns alimentos devem ser evitados, como açúcares, gorduras, ultraprocessados, bebida alcoólica e refrigerantes. Já outros, devem ser incluídos”, afirma.
Veja alguns alimentos do bem*, selecionados pela especialista, que devem fazer parte da alimentação para ajudar no tratamento e também para evitar que a doença apareça:
- Alimentos funcionais, como as fibras, o ômega 3 e os probióticos. Para que os alimentos funcionais sejam eficazes é preciso que seu uso seja regular e também esteja associado ao aumento da ingestão de frutas, verduras, cereais integrais.
- Flavonóides, encontrados nas frutas cítricas, tomate, pimentão e soja. Eles são uma alternativa para a terapia de reposição hormonal, tendo como efeitos benéficos a diminuição do risco de câncer.
- O resveratrol e a vitamina E, presentes na maçã, uvas e aveia. São potentes indutores da morte de células tumorais.
- As fibras vegetais, encontradas em alimentos como arroz integral, milho, feijão, grão-de-bico e nas frutas. Diminuem a absorção de agentes indutores do câncer e aumentam a velocidade de digestão e excreção do bolo fecal.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!
Co-parentalidade sem relacionamento amoroso ganha espaço: você toparia?
Aplicativos que conectam pessoas interessadas em ter filhos sem vínculo amoroso crescem e ampliam o debate sobre novos modelos de...






