Os 3 aplicativos para controlar o uso de telas que podem salvar a rotina digital da sua família (e devolver sua paz)

Alguns aplicativos podem ajudar a controlar o uso de telas Foto: Freepik

Se tem uma coisa que todas nós, mães e pais, estamos tentando aprender a lidar é o tal do tempo de tela. A gente quer aproveitar o melhor da tecnologia, mas também quer proteger, orientar, limitar, acompanhar. E, no meio da vida corrida, reuniões, lancheira, lição, banho, jantar… acompanhar cada clique dos filhos simplesmente não é possível.

É aí que entram os aplicativos de controle parental. Eles não fazem milagre e não substituem conversa, presença ou educação digital, mas podem ser um apoio importante na rotina. E um estudo recente da Wirecutter, do The New York Times, avaliou dezenas deles para descobrir quais realmente funcionam.

O que os aplicativos de controle de tela fazem?

Os mais bem avaliados costumam oferecer o básico (e o essencial): definir limites de uso, bloquear conteúdos inadequados, aprovar ou não os aplicativos instalados, criar horários de descanso, acompanhar o que anda chamando a atenção da criança e garantir que tudo seja adequado à idade e seguro. Com isso, dá para evitar distrações, reduzir acesso a conteúdos impróprios e criar uma rotina digital muito mais saudável.

Mas vale lembrar: nenhum aplicativo faz o que só a gente pode fazer. Diálogo aberto, explicação sobre regras, revisão dos limites conforme a criança cresce… isso continua sendo o coração da educação digital e nosso papel.

3 aplicativos para monitorar seu filho online

Segundo o levantamento, estes são os três aplicativos mais eficientes hoje:

Qustodio
Permite definir limites de tempo de uso e bloquear ou filtrar conteúdo. Também mostra o histórico de navegação, vídeos assistidos, aplicativos utilizados e até a localização da criança em tempo real. Tem versão gratuita (com limitações) e planos pagos com mais recursos. Mais informações: https://www.qustodio.com/pt-br

Family Link
Define limites de tempo de tela e horários de descanso, como hora de dormir ou período de aula. O responsável aprova quais aplicativos a criança pode instalar ou usar. Também oferece filtros de conteúdo para buscas, vídeos e sites. É totalmente gratuito. Mais informações: https://familylink.google.com

Screen Time
Permite definir limites diários, visualizar quais aplicativos são mais usados e bloquear os que não forem adequados. Oferece uma função interessante em que a criança pode ganhar tempo extra ao cumprir tarefas. Também é possível pausar o dispositivo remotamente e criar horários de bloqueio, como hora de dormir ou das refeições. Algumas funções avançadas exigem assinatura. Mais informações: https://support.apple.com/en-us/108806

Se a tecnologia está aqui para ficar, que pelo menos ela trabalhe a nosso favor. E, com as ferramentas certas, a vida digital da família pode ficar bem mais leve.

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também