Artigos
Você já sabe o que dar de presente de Natal para as crianças?
O Natal é a minha época do ano favorita. Desde criança, contava os dias para que chegasse, e dezembro sempre foi, na minha opinião, o melhor mês do ano.
Já no início de dezembro, montávamos em família a árvore de Natal da casa da minha mãe e do sítio da minha avó, com direito a presépio e tudo mais. Depois era a vez de fazer bolachinhas para o Natal. Quando finalmente chegava o dia 24, íamos para casa da minha querida avó. Meu avô se vestia de Papai Noel e fazia a magia do Natal acontecer.
Sim, ganhávamos um monte de presentes e adorávamos isso! Mas a lembrança que ficou (e isso é o mais importante) era de todos reunidos, alegres e aproveitando o momento, por isso acredito, do fundo do meu coração, que o melhor presente de Natal que podemos dar aos filhos é manter seus “tanques” emocionais cheios. Para que sintam o amor dos pais, destaco, a seguir, cinco maneiras que contribuem para isso.
5 maneiras de demonstrar o amor pelos filhos
- Tempo de qualidade. Dedique um tempo para brincar com seu filho, jogar, ler um livro, passear no parque ou qualquer outra atividade gostosa que não envolva telas. Se a correria for muita, 15 minutos por dia são suficientes.
- Surpresas. Não precisamos fazer pelos nossos filhos o que eles sabem e podem fazer sozinhos, mas é muito bom quando, eventualmente, recebemos um carinho especial, como ao preparar uma comida gostosa, ir buscar na escola no lugar da van escolar, e arrumar o quarto por eles, entre tantas outras funções que fazem parte da rotina. Essas ações ajudam as crianças a crescer e se desenvolver em um ambiente seguro e acolhedor.
- Palavras de afirmação. Demostre para o seu filho que você notou as coisas legais que ele fez e conquistou, e o encoraje a manter boas atitudes.
- Contato físico. Abrace, beije, pegue na mão ou faça um cafuné. Crianças precisam sentir o amor através do toque físico respeitoso e carinhoso dos pais.
- Presentes. Nem todo presente precisa vir da loja e ser caro para ter um significado especial. Às vezes levar um sanduiche gostoso na escola no final do dia ou mesmo uma carta, falando o quanto você o admira, ou ainda uma massinha caseira embalada em um saquinho bem bonito são mimos que certamente deixarão o seu filho feliz. Gibis, canetinhas e adesivos também podem demonstrar que você se importa. Deixe os presentes especiais para datas igualmente especiais, como aniversário e Natal.
Aproveite esta época do ano para encher os tanques emocionais das crianças, os presentes podem ser simples e simbólicos ou até presentões, mas lembre-se que para fazer a magia do Natal acontecer basta a união da família.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Marcela Ferreira Noronha
Pediatra, educadora parental e nefrologista infantil. Mãe do Lucas e da Isabela. Formada em medicina pela Universidade São Francisco (SP) em 2006, com residência em pediatria pelo Hospital Menino Jesus de São Paulo, e especialização em nefrologia infantil pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Educadora Parental certificada pela Positive Discipline Association. Fez pediatria por vocação e tem como missão de vida tornar crianças e adultos felizes, respeitosos, com inteligência emocional, senso comunitário, física e emocionalmente saudáveis.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Gripe K e H3N2: o que os pais precisam saber sobre a “nova gripe” que acendeu alerta no mundo
Variante do Influenza já tem primeiro caso identificado no Brasil. Segundo especialistas, a vacinação continua sendo a principal proteção para...
Por que o refluxo atinge quase todas as gestantes (e o que realmente vale a pena fazer)?
Alterações hormonais e o crescimento do útero aumentam o risco de azia e regurgitação. Gastroenterologista ensina medidas simples — e...
Entrada, prato e sobremesa: 3 receitas práticas para facilitar o Natal
A palavra do fim de ano é “simplificar”. Que tal começar pela ceia?
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....






