Artigos
‘Não ensinei minha filha a andar de bicicleta e isso me dói até hoje’
Um dos maiores arrependimentos que eu tenho como pai foi não ter ensinado minha filha mais velha a andar de bicicleta. Pode parecer uma bobagem, mas para mim, que sou super presente na vida das meninas, não é.
A Duda estava com quase 10 anos de idade e eu achava um absurdo ela não saber andar de bicicleta. Então, um dia, eu tomei a decisão: chega, hoje eu te ensino a andar nisso!
Acontece, que nesse dia, ela ficou me enrolando para descer para a quadra do prédio e, quando ela finalmente resolveu descer, estava começando um jogo do Flamengo. Um jogo simples, nem final de campeonato era. Nessa hora eu disse pra ela: “Agora não. Agora eu vou ver o jogo do Flamengo”.
E nesse momento, minha mulher (que é madrasta da Duda), disse: “Vem Duda, eu te ensino.” E eu não dei muita bola para a situação. De repente, eu olhei pela janela e a Duda estava toda empolgada pedalando pela quadra.
Na hora eu senti uma facada no peito, algo como “que pai é esse que prefere ver um jogo do Flamengo a ensinar sua filha a andar de bicicleta?” e aquilo doeu. Doeu por várias horas, por vários dias e dói até hoje, alguns anos depois.
Estar presente na educação e criação dos nossos filhos é uma questão de prioridades. E nesse dia, eu não dei a devida prioridade para ela, num momento tão importante da vida dela. Ela vai crescer e vai lembrar que eu era muito presente na vida dela, mas que não fui eu quem a ensinou a andar de bicicleta.
Ser pai de verdade é estar presente, atento a todas as demandas, às necessidades dos nossos filhos, pois, nesses pequenos e, ao mesmo tempo, grandes momentos, é que nascem as memórias afetivas que serão guardadas pelo resto das nossas vidas e da vida de nossos filhos também.
Não deixe para amanhã o que você pode e deve fazer hoje ou corra o risco de se arrepender por anos.
*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Fernando Dias
Fernando Dias é pai da Duda e da Gabi, e padrasto do João. Trabalha como administrador de empresas, palestrante, escritor e fundador do curso “Vou ser pai. E agora?”. Saiba mais sobre ele em @conexaopaterna e no site www.vouserpai.com.br
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Gripe K e H3N2: o que os pais precisam saber sobre a “nova gripe” que acendeu alerta no mundo
Variante do Influenza já tem primeiro caso identificado no Brasil. Segundo especialistas, a vacinação continua sendo a principal proteção para...
Por que o refluxo atinge quase todas as gestantes (e o que realmente vale a pena fazer)?
Alterações hormonais e o crescimento do útero aumentam o risco de azia e regurgitação. Gastroenterologista ensina medidas simples — e...
Entrada, prato e sobremesa: 3 receitas práticas para facilitar o Natal
A palavra do fim de ano é “simplificar”. Que tal começar pela ceia?
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....






