Por Na Pracinha
“Não precisamos de muita coisa para fazer com que as crianças não deixem de ser geniais ao 7 anos de idade. Basta deixá-las imaginar, observar, investigar, vivenciar e criar com as ferramentas naturais que elas têm. A natureza é a principal delas. Deixá-las serem crianças na essência do que a criança é.”
Richard Louv (A Última Criança na Natureza)
Começamos o ano revisitando um parque que conhecemos em 2012. Um verdadeiro reduto natural no bairro Caiçara. Fomos sempre acompanhados de uma turminha divertida. As crianças gostaram tanto que já voltamos diversas vezes.
Terreno da antiga Fazenda Engenho Nogueira, além da mata, o parque tem o córrego Cascatinha, afluente do Engenho Nogueira, das bacias do Rio das Velhas e do Rio São Francisco. Segundo a Fundação de Parques Municipais, a vegetação tem espécies nativas como açoitacavalo, cedro, ingá, jequitibá e louro-pardo. A fauna é composta por aves, como bico-de-lacre, pica-pau, rolinha e sabiá, e pequenos mamíferos, como micos e gambás. “O parque das borboletas”: assim ele foi apelidado pelas crianças, pois havia muitas voando por lá. Também vimos micos por todos os lados.
Para observar o córrego, há deques de madeira até uma queda pequena no interior do parque. As crianças curtiram muito brincar de fazer sopa de flores, e de exploradores, além do próprio parquinho, que conta com um brinquedão. Quadra poliesportiva, campo de areia para futebol, equipamentos de ginástica e pista para caminhada também fazem parte da estrutura.
Que tal programar um passeio ao ar livre, para curtir a natureza da nossa cidade e ainda estreitar os vínculos com os pequenos? O Parque do Caiçara é uma ótima opção para se visitar, assim como tantos outros espalhados por Beagá.
Quer conhecer?
Rua Tico-tico, 100 – Alto Caiçara
Criado em 2011 pelas mães Flávia Pellegrini e Miriam Barreto, o blog tem o objetivo de incentivar os passeios e brincadeiras ao ar livre em família. Na Canguru, as fundadoras do Na Pracinha dão dicas de passeios divertidos para a meninada.