Artigos
Museu dos Brinquedos comemora 10 anos nesta quarta-feira (19)
Por Rafaela Matias
Sabe aquele quarto cheio de brinquedos que você sonhava em ter na infância? Basta entrar na casa do Museu dos Brinquedos, no número 2.564 da avenida Afonso Pena, para se sentir dentro dele. O espaço surgiu da paixão que levou a pequena Luiza de Azevedo Meyer a se tornar colecionadora de bonecos, jogos e outros artefatos, aos 3 anos de idade. O hábito se aprimorou com o tempo, especialmente quando Luiza cresceu e se tornou mãe de 10 filhos e avó de 23 netos. A diversidade de itens era tanta que começaram a surgir convites para exposições itinerantes, o que incentivou a família a fundar o museu após o falecimento da colecionadora, aos 87 anos.
Em 19 de outubro de 2006, no mês em que se celebra a criançada,
Belo Horizonte ganharia o seu primeiro museu totalmente dedicado à infância. Dez anos depois, o espaço assopra as velinhas com um acervo de aproximadamente 5.000 brinquedos, de diferentes países e gerações, e já foi visitado por mais de 185 mil pessoas. Jogos, piorras, bonecas, carrinhos, cavalinhos de pau, lanternas mágicas, instrumentos musicais, fantoches, livros e discos fazem parte das relíquias, algumas do final do século XIX.
Para a atual gestora, Tatiana de Azevedo Camargo, neta de Luiza, a principal conquista, em uma década de existência, foi a transformação de um lugar de exposição do patrimônio cultural da infância para um local de integração para as crianças e suas famílias, um espaço a ser explorado pela meninada. “Trata-se de crianças, que querem brincar e se divertir, não apenas observar brinquedos. Não vamos focar no museu apenas como um lugar de exposição de acervo, mas também como um local de lazer, de difusão da cultura, das artes. O grande desafio é permanecer e crescer dessa forma pelos próximos anos”, afirma.
Além disso, os visitantes podem esperar uma casa repaginada em 2017. Os gestores pretendem atualizar as exposições, melhorando a proposta museográfica. A ideia ainda depende de aprovação, mas a previsão é que seja lançada até outubro de 2017.
Uma extensa programação, com exposições e atividades itinerantes, oficinas, palestras e brincadeiras, faz parte das celebrações de aniversário e deve durar até o ano que vem. Confira tudo o que vai rolar no Roteiro Canguru.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Guerreiras do K-Pop: Entenda o que levou uma escola a proibir crianças de cantarem músicas do desenho que virou febre
Direção de uma escola primária britânica enviou uma carta aos pais, explicando que os alunos não poderiam mais referir-se à...
Verão, piscina e mar: como proteger as crianças de otites?
Com mais calor, umidade e horas na água, aumentam os casos de otites externas — a famosa “otite de verão”....
Adolescente de 17 anos cria IA que pode ajudar a detectar abuso infantil
Tecnologia identifica sinais suspeitos em vídeo e pode ser aliada na proteção de crianças e adolescentes. Projeto começou como resposta...
Balões gigantes invadem o Minhocão, em evento natalino gratuito, em SP
Inspirado nas paradas de Natal dos Estados Unidos, o FelizCidade transforma o elevado em um espetáculo de cores, música e...





