Artigos
Mentira ou fantasia? Quando a ‘invenção’ das crianças é admissível ou não

Por Silvia Grebler Myssior
Existe um consenso cultural de que devemos dizer a verdade. Os pais, que desejam transmitir aos filhos seus valores éticos, buscam uma certa coerência com as premissas que lhes parecem importantes, e a verdade costuma ser uma delas.
Mas as pessoas querem saber se o que a criança conta, algumas vezes modificando a realidade, seria mentira ou fantasia. E se, às vezes, o que lhes parece inventado, poderia até ser admissível, sem que se corra o risco de a criança tornar-se uma mentirosa patológica.
As crianças fantasiam, e precisam desse recurso para apreender a realidade. A causa da mentira é inconsciente. Mesmo que a criança “planeje” mentir por não poder admitir a verdade ocorrida, ela não sabe por que faz isso, nem o que a motiva a mentir. É por isso que o motivo para o ato de mentir não pode ser, algumas vezes, reconhecido por ela.
Há momentos em que as crianças ainda não podem suportar não estar de acordo com seus ideais. Não ser tão poderoso, ou tão forte quanto almeja… não ter isso ou aquilo, ou mesmo não estar à altura dos anseios dos pais… Esses seriam alguns motivos que podem levar a criança a tentar burlar a realidade e se instalar na fantasia. Mas é claro que há mentiras e mentiras, e será necessário distinguir sua importância e gravidade. Mais do que não admitir a mentira, os pais precisam ouvir de sua criança o que ela tem a dizer sobre isso. E, a partir daí, ponderar com ela, fazendo valer o discernimento sobre a questão.
Por vezes, a punição de um pai vai produzir uma humilhação desnecessária, e assim, não há como descrever como uma fórmula para se fazer frente à mentira. Cada situação deve ser examinada delicadamente, para que se revele o que há por trás disso, e se avalie a maneira de lidar.
É claro que não se faz “vista grossa” ao fato, fingindo que não aconteceu. Nesse caso, o adulto estaria a se colocar como cúmplice de algo que não está sendo dito. Talvez o mais importante não seja apurar o fato em si, mas o que isso pode querer dizer de verdade.
Então, como dizer a seu filho que ele não deve mentir? Você o fará, assim como o fará saber de todos os valores que são importantes para você, e que é seu desejo, mais do que puni-lo, transmiti-los à sua descendência.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Especialista explica o que está por trás dos protestos das crianças no Roblox
Manifestação virtual foi realizada nos ambientes de jogos, depois que a empresa anunciou mudanças que restringiam o chat, para tornar...
Você é o “cérebro da casa”? Como a carga mental tem adoecido as mães
Pesquisas mostram que as mulheres seguem responsáveis pela maior parte do trabalho invisível, mesmo quando trabalham fora. Reconhecer essa divisão...
FIV impulsiona recorde de maternidade solo entre mulheres de 40 anos. É o seu caso?
Mulheres que decidem ter filhos, sem ter necessariamente um companheiro para realizar esse sonho em conjunto, têm recorrido à reprodução...
Projeto de Lei pretende priorizar férias dos pais com férias escolares. O que falta para ser aprovado?
Proposta em tramitação no Congresso pretende dar prioridade a trabalhadores para tirar férias no mesmo período das férias escolares, mas...






