Artigos
Maquiagem para crianças: 10 dicas para escolher os produtos adequados
Seja por curiosidade própria, por influência da mãe que se maquia ou por causa de modismos das redes sociais como os challenges (desafios) – brincadeira em que as pessoas mostram a transformação do rosto por meio de maquiagens –, muitas crianças gostam de se pintar e experimentar looks diferentes no rosto.
Porém, ao escolher cosméticos infantis, podem surgir dúvidas quanto aos cosméticos mais indicados para o público infantil. A seguir, detalhamos a partir de que idade esses produtos podem ser utilizados e o que levar em conta na hora de escolher os itens. Confira!
Com que idade os cosméticos são indicados
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, antes dos 3 anos, o uso de maquiagem em crianças deve ser evitado. Isso se justifica pelo fato de que a pele ainda é muito sensível e, por isso, está propensa a desencadear reações alérgicas. Entre 4 e 8 anos, muitos crianças gostam de brincar de “ser gente grande”. Se houver esse interesse, produtos hipoalergênicos, feitos com ingredientes que normalmente não causam alergias às pessoas. Após o uso, é necessário remover os cosméticos da pele com água e sabão neutro.
Como escolher a maquiagem infantil
A partir dos 4 anos de idade, se a criança quer brincar de maquiagem, batons de cor clara e gloss são os mais adequados. Sombras suaves e de pigmentação leve também estão liberadas. Em todos os casos, é importante considerar o registro do produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Leia também: Como educar filhos livres do machismo: 8 sugestões para os pais
Cuidados a tomar na hora de comprar os produtos
Selo – Verifique se a embalagem conta com o selo de liberação do órgão antes de comprar a maquiagem infantil. Dessa forma, você não corre o risco de colocar as meninas em contato com aditivos químicos que podem fazer mal para a pele. O número de registro contém de 9 a 13 caracteres e começa sempre com 2. Essa é a garantia de que o produto foi testado de acordo com a exigência legal e está de acordo com os padrões exigidos pela instituição.
Poder de fixação – Prefira sempre cosméticos à base de água e, de preferência, fabricados com corantes naturais. Isso serve para batons, sombras, blushes e esmaltes e afins.
Conservação – Verifique se os cosméticos estão em perfeito estado de conservação, não aparentando desgaste de cores. Também é fundamental observar as datas de fabricação, validade e número do lote. A maquiagem infantil deve ser leve e removida facilmente com água.
Textura – Vale a pena conferir a textura e mesmo o sabor dos cosméticos antes de comprar. Alguns possuem gosto amargo que serve justamente para evitar que a criança faça a ingestão indevida.
Embalagens – Os cosméticos infantis devem contar com dosadores que liberam pequenas quantidades do produto.
Esmaltes – A lógica é a mesma para esmaltes. É preciso verificar prazo de validade e se ele pode ser facilmente removido, dispensando inclusive o uso de acetona. O ideal é que ao lavar as unhas da criança com água e sabão o esmalte saia facilmente.
Maquiagens para bonecas – Cosméticos que acompanham brinquedos não devem ser usados em humanos. A maioria desses produtos foi criado para ser usado nas próprias bonecas e, por isso, contam com agentes químicos que podem fazer mal para a pele.
Dermatologista – Por fim, é sempre importante consultar um profissional de saúde que oriente a respeito do que pode ou não ser usado em cada criança. Afinal, CAda organismo reage de um jeito a determinada composição química.
Fabricante – Antes de realizar a compra da maquiagem infantil, é importante pesquisar informações na internet sobre o fabricante. Procure saber sobre a relevância da marca no mercado, se há queixas sobre os produtos e quais as avaliações deles feitas por outros usuários em redes sociais, blogs e sites de reclamação.
Loja confiável – Para compras feitas na internet, procure saber se a loja tem credibilidade no mercado e mesmo se armazena corretamente os produtos. A descrição no site deve conter indicação de faixa etária, principais ingredientes, registro do fabricante, entre outros dados.
*Com informações da Estrela Beauty.
Leia também: Maquiagem em crianças é permitida, desde que sem exageros
[mc4wp_form id=”26137″]
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....
Menores fora das redes: a exclusão da Austrália é cuidado ou ilusão?
Primeiro país a adotar a medida, a Austrália reacende um debate global entre famílias, escolas e governos: como proteger crianças...
Seu filho não precisa sentar no colo do Papai Noel; 4 cuidados essenciais para crianças neurodivergentes
Com preparo, respeito ao ritmo da criança e uma boa dose de acolhimento, a magia do Natal pode ser especial...
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...






