MAM no Minecraft: uma mistura de arte e videogame para as crianças

Para aproximar crianças do universo artístico, Museu de Arte Moderna de São Paulo lança projeto na plataforma educativa do Minecraft; veja filme com avatar do ator Lázaro Ramos

566
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) agora faz parte dos mapas do Minecraft, um dos jogos de videogame mais populares da atualidade. Trata-se de uma versão educativa do game, disponível na plataforma Minecraft: Education Edition e no site do MAM, que permite construir e reconstruir obras de artistas renomados e aprender sobre a história da arte brasileira por meio de atividades lúdicas e virtuais.

As crianças que acessarem o MAM no Minecraft poderão visitar ambientes internos e externos do museu, como a sede do local e o Jardim de Esculturas. Sugestões de aulas com recortes temáticos a partir das obras também podem ser exploradas por educadores para uso com seus alunos. O projeto é direcionado a escolas, estudantes, artistas e interessados em arte e videogame, e traz, nesta primeira fase do jogo, 18 obras de artistas contemporâneos que fizeram parte do movimento concreto e neoconcreto ou que se inspiraram nele. São trabalhos emblemáticos como os de Athos Bulcão, Amilcar de Castro, Denise Milan, Guto Lacaz e Hélio Oiticica. Além de conhecer a história das obras e de seus criadores, os jogadores serão conduzidos a atividades diversas para reconstruir e criar novos trabalhos ou resolver desafios.

“A proposta do projeto MAM no Minecraft dialoga com a missão do museu em investir na formação cultural, educacional e artística da sociedade. Acreditamos que a arte é um dos elementos fundamentais para educação e construção da cidadania”, afirma Cauê Alves, curador-chefe do MAM São Paulo. O museu coordenou o projeto em parceria com a Microsoft Brasil e a Agência África.

Para Vera Cabral, diretora de Educação da Microsoft Brasil, o MAM no Minecraft tem como objetivo incentivar, de forma divertida, a aprendizagem, o raciocínio lógico, o pensamento computacional, a colaboração, a comunicação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. “Esta parceria com o MAM acrescenta, ainda, uma questão muito importante, o acesso à cultura. Por meio da tecnologia, todos os alunos, de qualquer lugar, podem conhecer um dos museus mais importantes de São Paulo e interagir com parte de seu acervo. Estamos muito felizes com tudo isso”, destaca Vera.

Controle parental

O jogo permite que professores ou o adulto responsável pela condução do jogo tenham controle do que as crianças fazem no videogame. É possível incluir, por exemplo, blocos para limitar a área de atuação do jogador no mapa, demarcando os limites do território e indicando onde os jogadores poderão construir ou não. Outra ferramenta do game é a lousa, que trará informações e links ao site do MAM sobre as obras de arte tratadas na aula e orientações para realização das atividades.

Filme com avatar de Lázaro Ramos

Para a estreia do projeto foi realizado um filme dentro do game, com criação de um avatar do ator Lázaro Ramos e locução do mesmo (assista abaixo ao vídeo). O projeto parte da atuação que o museu tem feito na iniciativa #MAMOnline, ao promover novos modos de comunicação e interação com o público por meio da tecnologia e ambientes virtuais. De acordo com o curador do museu, o MAM busca expandir sua atuação, levando as obras do acervo para exibições em pontos de ônibus e realizando projeções em fachadas de edifícios, por meio da ação #MAMnaCidade, além dos conteúdos e experiências poéticas promovidos nas mídias digitais

“Levar o MAM para dentro de uma plataforma tão inovadora quanto o Minecraft, dando acesso ao acervo para milhões de pessoas pelo mundo, principalmente em um momento onde nunca estivemos tão digitais e isolados, é a materialização do que é ser de mais atual, contemporâneo e moderno”, comenta Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa e também conselheiro do MAM.

Serviço: 
MAM no Minecraft 
Plataforma: https://mam.org.br/mam-no-minecraft 
https://education.minecraft.net/ 
Classificação indicativa: Livre 


Leia também: Videogames: um pequeno manual para pais e mães aprenderem a jogar com os filhos


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

2 COMENTÁRIOS

    • Oi, Pauli, ficamos muito felizes em saber que nossas dicas a ajudaram. Obrigada por compartilhar sua opinião conosco. Abs, Verônica.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui