Lorraine Thomas dá os caminhos para ser mãe com mais leveza e conexão

    510
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Por Luciana Ackermann – Quais são os caminhos para viver a maternidade com mais leveza, diversão e conectada aos filhos? Foi sobre isso que falou, em palestra no 4º Seminário Internacional de Mães, coorganizado pela Canguru, que aconteceu no último sábado (5), a pioneira mundial em coaching para pais, Lorraine Thomas.

    Lorraine é autora de livros que se tornaram best-sellers na Europa e nos Estados Unidos, consultora dos estúdios Walt Disney para o lançamento de filmes como Divertida Mente, diretora executiva da The Parent Coaching Academy, e acaba de lançar sua primeira obra em português, no Brasil, A mamãe coach.

    SeminariodeMaes_Lorraine_Thomas_GustavoAndrade2.jpg (183 KB)

    Entre os pontos centrais de seus estudos e análises está a resiliência, a capacidade de se adaptar às mudanças, lidar com problemas, a partir da gestão de diferentes emoções –  tristeza, raiva medo, alegria – comuns a todos, nem boas ou ruins.

    Para lidar com momentos estressantes e difíceis, é essencial identificar os sentimentos desafiadores e doloridos, respirar fundo e gerenciá-los bem. Dessa forma, os pais ajudam os filhos a descobrirem essa ferramenta interna, fortalecendo assim a resiliência. Para os pequenos, o ato de desenhar é um importante aliado para externarem os sentimentos.

    Leia também:
    Lorraine Thomas lança best-seller
    ‘A Mamãe Coach’ no Brasil,
    pela editora da revista Canguru

    Confira a galeria de fotos da
    4ª edição do Seminário de Mães!

    Um dos preciosos ensinamentos da inglesa é focar naquilo que as próprias mães fazem bem, valorizando suas capacidades, força, habilidades e qualidades, em vez de se apegar às dificuldades e à culpa diante da mais importante missão da vida – educar filhos gentis, com valores, caráter e empatia. “Se nós queremos que nossos filhos foquem nos valores e habilidades que eles têm, é importante que a gente também faça isso. Qual a sua força? O que seus filhos falariam bem de você? Façam esse exercício e reflitam”, propõe Lorraine.

    A autora inglesa destaca que a chave é pensar no que fazemos bem e no que os filhos fazem bem, elogiando-os, estimulando-os. “O comportamento que recebe atenção é repetido. Não grite. Valorize o que é positivo. Nos momentos em que a criança estiver em uma situação desconfortável, preocupada, relembre alguma atividade em que tenha se saído bem”, explica ela. Desse modo, é possível espantar possíveis crenças limitadoras. E entender o fracasso como oportunidade de aprendizado também é crucial.

    “Nove entre dez mães dizem
    que se sentem frequentemente estressadas
    e que passam duas horas por dia preocupadas.
    É muito tempo para perder.”

    Seguindo a máxima de que os pais são os modelos mais poderosos e os melhores professores, quando as crianças os veem encontrando soluções, gerenciando emoções, para enfrentarem diversos desafios, os filhos também desenvolvem tais recursos. “Nove entre dez mães dizem que se sentem frequentemente estressadas e que passam duas horas por dia preocupadas. É muito tempo para perder. Respire fundo, puxe o ar pelo nariz, solte pela boca e identifique a emoção, entenda que você saberá gerenciar bem esse sentimento,” afirma a autora ao participar da quarta edição do Seminário Internacional de Mães, no Maksoud Plaza Hotel.

    Uma dica bem bacana de Lorraine é criar momentos de desconcentração na rotina familiar, junto com os filhos, ensinando-os a respirar, a relaxar e se acalmar. Além de ser um exercício interno poderoso, é uma oportunidade genuína de conectar emocionalmente com eles. E disparou: “Todo dia é uma nova oportunidade de fazer algo diferente e melhor.”

    SeminariodeMaes_Lorraine_Thomas_GustavoAndrade3.jpg (349 KB)

    Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui