Artigos
12 livros para valorizarmos o meio ambiente
Neste dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, vale ressaltar a importância de conscientizar as crianças para uma relação saudável e sustentável com a natureza. Nada melhor do que livros para introduzir a consciência ambiental nos pequenos. Confira algumas publicações que podem ajudar a abordar o assunto com crianças, sensibilizando-as para questões como desmatamento, preservação da floresta Amazônica, de matas e rios, a necessidade de reciclagem do lixo, respeito aos animais e à natureza.
A árvore generosa , de Shel Silverstein (Companhia das Letrinhas): Conta, sobretudo com ilustrações primorosas, a relação entre um menino e uma árvores. O tempo passa e o menino, crescido, deseja mais do que simplesmente brincar e repousar sob a árvore
Um dia, um rio, de Léo Cunha e André Neves (Pulo do Gato): Essa obra, que tem como um dos autores o nosso colunista, tem o rio como narrador. Amargurado, ele se recorda dos tempos em que havia vida em seu leito. É uma referência ao desastre ambiental da bacia do Rio Doce.
Estranhas Criaturas, de Cristóbal León e Cristina Sitja Rubio (WMF Martins Fontes): Você vai a uma festa e, quando volta, descobre que sua casa desapareceu. Esse livro conta a história de animais que tiveram os lares roubados pelo desmatamento e produção desenfreada de lixo.
Leocádio, o leão que mandava bala, de Shel Silverstein (Companhia das Letrinhas): Do mesmo autor de A Árvore Generosa e A parte que falta, essa obra conta a história de Leocádio, um leão sossegado que de tanto fugir de caçadores armados um dia resolve trocar os papéis e vira um deles.
O protesto, de Eduarda Lima (Pequena Zahar): A bicharada um dia se rebela e como forma de protesto passa a ficar em silêncio. Não há mais latidos, zumbidos, miados, canto de pássaros. O que essa revolta pode trazer de consequências?
Azul e lindo planeta Terra, nossa casa, de Ruth Rocha e Otávio Roth (Editora: Moderna): Aborda a importância do planeta Terra. Como preservá-lo para garantir que continue azul e lindo? Como impedir que as águas fiquem envenenadas e que as florestas sejam devastadas?
O menino da Terra, de Ziraldo (Melhoramentos): O autor trata de um recomeço para a humanidade, caso o meio ambiente seja respeitado e tratado com carinho.
Será que eu compro?, de Rosana Jatobá (Plano B): Esse livro reflete sobre a questão do consumo e da reciclagem, a partir da experiência de crianças numa feira de trocas. Brinquedos e roupas podem ser reutilizados.
Dividir pra quê?, de Nurit Bensusan (IEB, Mil Folhas): Obra fala dos biomas do Brasil (Amazônia, a Caatinga, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pantanal e o Pampa) de forma lúdica e didática. Aborda curiosidades históricas e culturais de cada região.
Meio Ambiente: Uma Introdução para Crianças, de Dennis Driscoll e Michael Driscoll (Panda Books): Essa obra discute todos os temas contemporâneos da sustentabilidade: aquecimento global, energia, escassez da água, qualidade do ar, poluição, lixo, reciclagem, extinção de animais, desmatamento, entre outros.
Um Passeio na Floresta Amazônica – Laurie Krebs (SM Educação): Crianças passeiam pela Amazônia e descobrem as maravilhas da maior floresta tropical do planeta.
Sustenta Mundo – Viagem Amazônica, de Gabriela Brioschi (disponível em pdf, no https://sustentamundo.net): Uma menina viaja pela maior floresta tropical do planeta e descobre o que é desmatamento.
Leia também: 3 livros sobre ansiedade e solidão para ler com as crianças
[mc4wp_form id=”26137″]
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!
Co-parentalidade sem relacionamento amoroso ganha espaço: você toparia?
Aplicativos que conectam pessoas interessadas em ter filhos sem vínculo amoroso crescem e ampliam o debate sobre novos modelos de...






