Artigos
Livros que nos permitem desdobrar a leitura
Muitos dos livros para crianças oferecem aos leitores a grande descoberta da história, no último virar de páginas. Gosto de pensar que esse ápice da leitura é como aquele último e mais delicioso gole do refrigerante ou o último pedaço do bolo que nos parece sempre o mais saboroso. Mas há livros que, também pelo seu projeto gráfico, nos convidam a surpresas a cada instante. É todo saboroso do início ao fim. Assim são as indicações abaixo. Livros que trazem em comum uma dobra a cada dupla de páginas. Ao desdobrá-la o leitor é surpreendido a cada momento pelo inusitado no texto e na imagem. E descobre que ler pode ser uma grande brincadeira.
NINA E LUDOVICO: MÁGICA!
Em NINA E LUDOVICO: MÁGICA!, as personagens brincam de transformação. Elas dizem palavras mágicas. O livro cumpre o seu papel metamorfo. O texto sugere ao leitor que, imaginando a palavra final da rima, adivinhe em que Ludovico se transformará a cada desdobrar de página. Uma delícia sonora com uma pequenina repetição que gruda na memória. Nas ilustrações, cada personagem tem a sua própria cor. Cada resultado da mágica aparece com um objeto afim, que reaparece com Ludovico na página seguinte. Nina interage de forma diferente com a cartola e a varinha mágica. E a gente se desdobra em alegria com esse livro TAMBÉM para os bebês! Uma desordem aqui e ali desloca a gente da zona de conforto e acorda a criatividade.
O LIVRO DA COM-FUSÃO – ANIMAIS
Em O LIVRO DA COM-FUSÃO – ANIMAIS a desordem já começa no título. Há mesmo uma confusão ou é um livro com fusão? As duas coisas. Numa página há o desenho de uma galinha com seu nome em letras maiúsculas. Na outra, o desenho de uma onça, com a mesma disposição do texto: o nome do animal. Intuitivamente, desdobramos a página e tchã-tchã-tchã-tchããããã: descobrimos uma mistura de bichos no novo desenho e na palavra que surge: GALONÇA. Daí em diante, só descobertas e diversões, no que resulta de outras fusões animalescas. Eu sou fã desse livro.
Ficha Técnica:
NINA E LUDOVICO: MÁGICA!
Texto e ilustrações de Aline Abreu. 24 páginas. Editora Jujuba, 2020.
Sobre a autora:
Aline Abreu é escritora e ilustradora de livros infantis. Mestre em Literatura e Crítica Literária, na PUC/SP, pesquisa a relação palavra e imagem nos livros infantis.
O LIVRO DA COM-FUSÃO – ANIMAIS.
Texto de Ilan Brenman e ilustrações de Fê. 36 páginas. Moderna, 2019.
Sobre o escritor:
Ilan Brenman é escritor, psicólogo de formação, mestre e doutor pela Faculdade de Educação da USP. Possui mais de 50 livros publicados e ministra cursos e palestras discutindo a importância das histórias na vida de bebês, crianças, jovens e adultos.
Sobre o ilustrador:
Fê é escritor, ilustrador e arquiteto. Sua arte está em muitos livros para crianças, e também nas ilustrações da coluna diária do José Simão no Jornal Folha de São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Tino Freitas
Escritor, jornalista, contador de histórias e mediador de leitura do projeto Roedores de Livros (DF). Alguns dos seus livros já receberam importantes prêmios, como o Prêmio Jabuti, o Selo Altamente Recomendável para Crianças, da FNLIJ, além de integrar seleções de destaque (Selo DISTINÇÃO da Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO e Os 30 Melhores Livros do Ano, da Revista Crescer e Catálogo de Bologna). Foto: Andressa Anholete
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Xô, Piolho! Estratégias eficazes para a volta às aulas sem pesadelos
Coceira na cabeça nem sempre é falta de higiene, mas pode ser sinal de piolho. Entenda por que eles aparecem...
5 livros que ajudam a acolher as crianças no início das aulas
A literatura é uma ferramenta poderosa para preparar os pequenos que vão começar a frequentar a escola – ou recomeçar...
Vírus Nipah: o que os pais precisam saber para não entrar em pânico
Surto na Ásia tem chamado a atenção nos noticiários e, embora o vírus possa causar quadros graves, ele é raro....
Rituais em família fazem mais diferença do que você imagina – e a ciência comprova
Entenda quais são os benefícios de manter tradições em conjunto, em casa, e veja ideias inspiradoras para começar agora mesmo






