Artigos
Lista de supermercado: saiba como envolver as crianças nas compras
Sempre que estou falando para algum grupo sobre planejamento financeiro faço uma enquete com os presentes. Peço para levantar a mão aqueles que têm o hábito de fazer uma lista de compras no supermercado. Normalmente, menos da metade dos presentes se manifesta. Peço depois para manter a mão levantada aqueles que têm o hábito de seguir a lista – mais da metade dos que haviam se pronunciado acabam abaixando a mão.
A lista de supermercado é um hábito simples e super saudável para nossa vida financeira. Ela ajuda a diminuir o risco de comprar algo desnecessário, diminuindo assim as chances de desperdiçarmos algo. Se eu compro iogurte sem precisar, vou ter de comer mais iogurte do que gostaria. Ajuda também a diminuir as compras por impulso, que, segundo pesquisas, são as grandes vilãs nos orçamentos familiares.
Outro atrativo importante da lista de compras é a possibilidade de usá-la para trabalhar a educação financeira com nossos filhos. E de uma forma bem leve.
LEIA TAMBÉM:
Primeiro, eles podem ajudar na confecção da lista. Se for uma criança menor, ela pode contribuir olhando o estoque que temos de determinado produto. Por exemplo, indo até o armário do banheiro e contando quantos sabonetes, dentifrícios e rolos de papel higiênico estão guardados. Quando a criança já é um pouco maior, pode nos ajudar a determinar se há ou não necessidade de comprar aquele produto. Pequenos problemas matemáticos podem ser propostos. Se gastamos dois sabonetes por semana e temos três guardados, quantos precisamos comprar?
A criança que já sabe escrever pode ser a responsável por elaborar a lista. E no supermercado, todos podem participar da compra dos produtos listados, ajudando a encontrar a melhor opção, comparando preços e quantidades. Podem colaborar também na verificação das datas de validade.
E a atividade não para por aí: chegando a casa, que tal todos ajudarem a guardar os produtos?
Concorda que a lista de supermercado pode ser uma missão em família?
*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.
[mc4wp_form id=”26137″]
Carlos Eduardo Costa
Carlos Eduardo Freitas Costa é pai de Maria Eduarda e do João Pedro. Tem formação em ciências econômicas pela UFMG, especialização em marketing e em finanças empresariais e mestrado em administração. É autor de diversos livros sobre educação financeira para adultos e crianças, entre os quais: 'No trabalho do papai' e 'No supermercado', além da coleção 'Meu Dinheirinho'. Saiba mais em @meu.dinheiro
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Guerreiras do K-Pop: Entenda o que levou uma escola a proibir crianças de cantarem músicas do desenho que virou febre
Direção de uma escola primária britânica enviou uma carta aos pais, explicando que os alunos não poderiam mais referir-se à...
Verão, piscina e mar: como proteger as crianças de otites?
Com mais calor, umidade e horas na água, aumentam os casos de otites externas — a famosa “otite de verão”....
Adolescente de 17 anos cria IA que pode ajudar a detectar abuso infantil
Tecnologia identifica sinais suspeitos em vídeo e pode ser aliada na proteção de crianças e adolescentes. Projeto começou como resposta...
Balões gigantes invadem o Minhocão, em evento natalino gratuito, em SP
Inspirado nas paradas de Natal dos Estados Unidos, o FelizCidade transforma o elevado em um espetáculo de cores, música e...






Um comentário para “Lista de supermercado: saiba como envolver as crianças nas compras”
Jente minha filha de 9 amos só come doces hj e dia de ir ao mercado revela comprar 15.844 reais só em doces