Lista de supermercado: saiba como envolver as crianças nas compras

O economista Carlos Eduardo Costa mostra como os filhos podem participar dessa atividade indispensável à casa e assim se conectar com as tarefas domésticas
Mãe e filha fazem compras no supermercado
Mesmo as crianças menores podem ajudar na escolha dos alimentos

Sempre que estou falando para algum grupo sobre planejamento financeiro faço uma enquete com os presentes. Peço para levantar a mão aqueles que têm o hábito de fazer uma lista de compras no supermercado. Normalmente, menos da metade dos presentes se manifesta. Peço depois para manter a mão levantada aqueles que têm o hábito de seguir a lista – mais da metade dos que haviam se pronunciado acabam abaixando a mão. 

A lista de supermercado é um hábito simples e super saudável para nossa vida financeira. Ela ajuda a diminuir o risco de comprar algo desnecessário, diminuindo assim as chances de desperdiçarmos algo. Se eu compro iogurte sem precisar, vou ter de comer mais iogurte do que gostaria. Ajuda também a diminuir as compras por impulso, que, segundo pesquisas, são as grandes vilãs nos orçamentos familiares. 

Outro atrativo importante da lista de compras é a possibilidade de usá-la para trabalhar a educação financeira com nossos filhos. E de uma forma bem leve.

LEIA TAMBÉM:

Primeiro, eles podem ajudar na confecção da lista. Se for uma criança menor, ela pode contribuir olhando o estoque que temos de determinado produto. Por exemplo, indo até o armário do banheiro e contando quantos sabonetes, dentifrícios e rolos de papel higiênico estão guardados. Quando a criança já é um pouco maior, pode nos ajudar a determinar se há ou não necessidade de comprar aquele produto. Pequenos problemas matemáticos podem ser propostos. Se gastamos dois sabonetes por semana e temos três guardados, quantos precisamos comprar?

A criança que já sabe escrever pode ser a responsável por elaborar a lista. E no supermercado, todos podem participar da compra dos produtos listados, ajudando a encontrar a melhor opção, comparando preços e quantidades. Podem colaborar também na verificação das datas de validade.

E a atividade não para por aí: chegando a casa, que tal todos ajudarem a guardar os produtos?

Concorda que a lista de supermercado pode ser uma missão em família?

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

[mc4wp_form id=”26137″]   

Carlos Eduardo Costa

Carlos Eduardo Freitas Costa é pai de Maria Eduarda e do João Pedro. Tem formação em ciências econômicas pela UFMG, especialização em marketing e em finanças empresariais e mestrado em administração. É autor de diversos livros sobre educação financeira para adultos e crianças, entre os quais: 'No trabalho do papai' e 'No supermercado', além da coleção 'Meu Dinheirinho'. Saiba mais em @meu.dinheiro

VER PERFIL

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Um comentário para “Lista de supermercado: saiba como envolver as crianças nas compras

  1. Alisson disse:

    Jente minha filha de 9 amos só come doces hj e dia de ir ao mercado revela comprar 15.844 reais só em doces

Deixe um comentário

Veja Também