Ler para as crianças reduz risco de hiperatividade, diz estudo

121
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

 

leitura.jpg (148 KB)
Foto: Shutterstock

Um estudo divulgado pela Academia Americana de Pediatria mostrou que crianças que recebem momentos de leitura e brincadeiras com os pais têm menos risco de serem hiperativas quando iniciarem a escola.

A pesquisa, que avaliou crianças de baixa renda por considerá-las mais suscetíveis a dificuldades com o desenvolvimento socioemocional, gravou vídeos que ensinava os pais e a ler e interagir com seus filhos, com quinze sessões de 30 minutos para bebês e crianças e nove sessões de 30 a 45 minutos para crianças em idade pré-escolar.

No decorrer das sessões, que ocorriam durante as visitas pediátricas, foram comparados os resultados dos filhos de pais que receberam as instruções sobre a interação positiva e de um grupo de controle que recebeu os cuidados padrão.

O estudo constatou as crianças que receberam a leitura, tiveram uma redução de risco de 69% para hiperatividade “clinicamente significativa”, além da redução dos problemas de atenção e de comportamento. Os pré-escolares que participaram do estudo também experimentaram reduções precoces nos problemas de agressividade e comportamento e redução na hiperatividade.

De acordo com os pesquisadores responsáveis, os dados mostram que os programas de atenção primária que promovem a paternidade positiva podem levar a melhorias no desenvolvimento e comportamento socioemocional das crianças.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui