Artigos
Ler para as crianças reduz risco de hiperatividade, diz estudo

Um estudo divulgado pela Academia Americana de Pediatria mostrou que crianças que recebem momentos de leitura e brincadeiras com os pais têm menos risco de serem hiperativas quando iniciarem a escola.
A pesquisa, que avaliou crianças de baixa renda por considerá-las mais suscetíveis a dificuldades com o desenvolvimento socioemocional, gravou vídeos que ensinava os pais e a ler e interagir com seus filhos, com quinze sessões de 30 minutos para bebês e crianças e nove sessões de 30 a 45 minutos para crianças em idade pré-escolar.
No decorrer das sessões, que ocorriam durante as visitas pediátricas, foram comparados os resultados dos filhos de pais que receberam as instruções sobre a interação positiva e de um grupo de controle que recebeu os cuidados padrão.
O estudo constatou as crianças que receberam a leitura, tiveram uma redução de risco de 69% para hiperatividade “clinicamente significativa”, além da redução dos problemas de atenção e de comportamento. Os pré-escolares que participaram do estudo também experimentaram reduções precoces nos problemas de agressividade e comportamento e redução na hiperatividade.
De acordo com os pesquisadores responsáveis, os dados mostram que os programas de atenção primária que promovem a paternidade positiva podem levar a melhorias no desenvolvimento e comportamento socioemocional das crianças.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Co-parentalidade sem relacionamento amoroso ganha espaço: você toparia?
Aplicativos que conectam pessoas interessadas em ter filhos sem vínculo amoroso crescem e ampliam o debate sobre novos modelos de...
Sabia que o que você coloca na lancheira pode influenciar no desempenho escolar do seu filho?
Com escolhas simples e acessíveis, é possível reduzir o consumo de ultraprocessados, melhorar a concentração e favorecer o aprendizado ao...
“Não quero ter filho, quero viajar”, deixa eu te contar uma coisa
Se você não quer ter filhos, está tudo certo. Mas, se você quer viajar… saiba que dá, sim, para fazer...
10 cuidados que toda mãe de criança cacheada precisa conhecer
Hidratação, finalização suave e menos desembaraço: com algumas orientações práticas, você ajuda seu filho a manter os cachos saudáveis e...






