Artigos
Ler para as crianças reduz risco de hiperatividade, diz estudo

Um estudo divulgado pela Academia Americana de Pediatria mostrou que crianças que recebem momentos de leitura e brincadeiras com os pais têm menos risco de serem hiperativas quando iniciarem a escola.
A pesquisa, que avaliou crianças de baixa renda por considerá-las mais suscetíveis a dificuldades com o desenvolvimento socioemocional, gravou vídeos que ensinava os pais e a ler e interagir com seus filhos, com quinze sessões de 30 minutos para bebês e crianças e nove sessões de 30 a 45 minutos para crianças em idade pré-escolar.
No decorrer das sessões, que ocorriam durante as visitas pediátricas, foram comparados os resultados dos filhos de pais que receberam as instruções sobre a interação positiva e de um grupo de controle que recebeu os cuidados padrão.
O estudo constatou as crianças que receberam a leitura, tiveram uma redução de risco de 69% para hiperatividade “clinicamente significativa”, além da redução dos problemas de atenção e de comportamento. Os pré-escolares que participaram do estudo também experimentaram reduções precoces nos problemas de agressividade e comportamento e redução na hiperatividade.
De acordo com os pesquisadores responsáveis, os dados mostram que os programas de atenção primária que promovem a paternidade positiva podem levar a melhorias no desenvolvimento e comportamento socioemocional das crianças.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Guerreiras do K-Pop: Entenda o que levou uma escola a proibir crianças de cantarem músicas do desenho que virou febre
Direção de uma escola primária britânica enviou uma carta aos pais, explicando que os alunos não poderiam mais referir-se à...
Verão, piscina e mar: como proteger as crianças de otites?
Com mais calor, umidade e horas na água, aumentam os casos de otites externas — a famosa “otite de verão”....
Adolescente de 17 anos cria IA que pode ajudar a detectar abuso infantil
Tecnologia identifica sinais suspeitos em vídeo e pode ser aliada na proteção de crianças e adolescentes. Projeto começou como resposta...
Balões gigantes invadem o Minhocão, em evento natalino gratuito, em SP
Inspirado nas paradas de Natal dos Estados Unidos, o FelizCidade transforma o elevado em um espetáculo de cores, música e...




