Leia a coluna de Leo Cunha na edição de outubro: ‘As dicas dos filhos’

    85
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Neste mês não sou eu quem escolhe os livros da coluna. São meus filhos, Sofia e André. A equipe da Canguru propôs esse desafio: deixar na mão (e no gosto, e na memória) dos meninos a tarefa de indicar dois livros amados. Para eles a tarefa nem foi tão difícil assim, pois no Balão Vermelho, onde estudaram desde pequenos, os dois se acostumaram a dar dicas de leitura para os visitante da Giroletras, a feira do livro que fecha o ano literário da escola. Vamos então a eles:

    DICA DA SOFIA, 16 ANOS:

    DivulgaçãoO dilema do Bicho-Pau

    Minha dica é O dilema do Bicho-Pau, do escritor Angelo Machado. Quando eu era pequena, li esse livro muitas vezes, e meu pai também lia antes de eu dormir. A história é muito divertida, como os outros livros do Angelo (eu gostava também de O Rei Careca e do Que Bicho Fez a Coisa?). É um livro que faz a gente pensar também, porque o personagem (um inseto chamado Bicho-Pau, que existe de verdade) não sabia se era bicho ou se era pau, e ficava sempre no maior dilema. Muitas vezes a gente também fica assim na dúvida, se é criança ou pré-adolescente. 

    SOBRE OS AUTORES: Angelo Machado, mineiro, é escritor, dramaturgo, médico e biólogo, um dos maiores especialistas do mundo em insetos. Escreveu dezenas de livros. Raquel Lourenço, mineira, é bióloga, ilustradora e artista plástica.

     

    DICA DO ANDRÉ, 8 ANOS:

    DivulgaçãoHistórias de Bobos, Bocós, Burraldos e Paspalhões

    Minha dica é um livro muito engraçado. O nome é Histórias de Bobos, Bocós, Burraldos e Paspalhões. O escritor é o Ricardo Azevedo, que é amigo do meu pai e faz livros com poesias e histórias. Esse livro tem um moooooonte de histórias, e elas são muito legais. Eu recomendo a história do João Bobão e a Princesa Chifruda. E também a história, que eu esqueci o nome, do casamento. A moça ia se casar, mas só ficava pensando em coisa ruim: e se um dia eu casar, e se eu ficar grávida, e se o meu filho nascer, e se ele crescer, e se um dia ele for brincar no porão e o machado cair e cortar a cabeça dele? E a mãe dela escuta isso e também começa a chorar. Depois o pai. Todo mundo, só pensando bobagem. Eu ri demais dos burraldos.

    SOBRE OS AUTORES: Ricardo Azevedo, paulista, é escritor, poeta, artista plástico, ilustrador e pesquisador de contos e parlendas populares. Já publicou dezenas de livros e ganhou diversos prêmios.

     
     
     

    Leo Cunha e os filhos Andre e Sofia


    Leo Cunha é escritor e publicou mais de 50 livros, como Vira-lata (Ed. FTD) e ABCenário (Ed.Autêntica). Recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé e João-de-Barro. Na Canguru, dá dicas de livros para crianças.

    contato   [email protected]

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui