Leia a coluna de Leo Cunha em abril: ‘Contos que não acabam mais!’

    352
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Poucos livros são tão gostosos de ler para uma criança quanto os contos cumulativos. Eles se baseiam em uma situação básica que se repete inúmeras vezes, com elementos que vão se somando ou diminuindo. Assim, a leitura põe em jogo a enumeração, a memória, a lógica, o absurdo e até mesmo a adivinhação. As crianças adoram, e a gente também! No Brasil temos mestres nesse gênero, como Ana Maria Machado (Camilão, o Comilão, Pimenta no Cocoruto, O Domador de Monstros) e Tatiana Belinky (O Grande Rabanete, Os Dez Sacizinhos). Mas escolhi falar de dois livros mais recentes nesta edição.

     

    DivulgaçãoSete Patinhos na Lagoa

    Sete Patinhos na Lagoa é certamente o livro que mais li para o meu filho Dedé. Agora ele já tem 8 anos, mas até os 6 era leitura obrigatória, pelo menos uma vez por semana. No final, eu já sabia quase de cor e inventava variações, contando a história com sotaque caipira, ou nordestino, ou português… Nada era capaz de alterar o humor fino, o ritmo contagiante e o saboroso nonsense da aventura dos sete patinhos às voltas com Barnabé, um jacaré bem guloso. Não por acaso, o livro ganhou muitos prêmios, foi traduzido em várias línguas e republicado em diversos países, sempre com as expressivas imagens de Laurent Cardon.

    SOBRE OS AUTORES: Caio Riter, gaúcho, é escritor e professor, com uma obra premiada que passeia por vários gêneros. Laurent Cardon, francês radicado no Brasil, é escritor e ilustrador, com dezenas de obras publicadas.

     
     


    DivulgaçãoAmbrósio Sumiu

    Graziela Hetzel já tinha explorado os contos cumulativos em obras como Pipoca, um Carneirinho e um Tambor. Agora, no recém-lançado Ambrósio Sumiu, ela volta ao formato, na história inusitada de uma aranha de estimação que, um belo dia, desaparece. O menino “dono” da aranha fica muito aflito e vai rodar toda a casa pra descobrir onde a aranha foi parar, e mais, o que ela estaria fazendo? Mas aranha passeia? Joga bola? Vai à praia? Uma delícia de livro, para ser lido mostrando à criança as imagens de Fernando Pires.

    SOBRE OS AUTORES: Graziela Hetzel, carioca, escreve para crianças e jovens e acumula livros e prêmios. Fernando A. Pires, paulista, é arquiteto, escritor e ilustrador.

     
     

    Leo Cunha e os filhos Andre e Sofia


    O escritor Leo Cunha publicou mais de 50 livros, como Um Dia, Um Rio (Ed. Pulo do Gato) e Cachinhos de Prata (Ed. Paulinas). Recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé e João-de-Barro.

    contato   [email protected]

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui