Poucos livros são tão gostosos de ler para uma criança quanto os contos cumulativos. Eles se baseiam em uma situação básica que se repete inúmeras vezes, com elementos que vão se somando ou diminuindo. Assim, a leitura põe em jogo a enumeração, a memória, a lógica, o absurdo e até mesmo a adivinhação. As crianças adoram, e a gente também! No Brasil temos mestres nesse gênero, como Ana Maria Machado (Camilão, o Comilão, Pimenta no Cocoruto, O Domador de Monstros) e Tatiana Belinky (O Grande Rabanete, Os Dez Sacizinhos). Mas escolhi falar de dois livros mais recentes nesta edição.
|
Graziela Hetzel já tinha explorado os contos cumulativos em obras como Pipoca, um Carneirinho e um Tambor. Agora, no recém-lançado Ambrósio Sumiu, ela volta ao formato, na história inusitada de uma aranha de estimação que, um belo dia, desaparece. O menino “dono” da aranha fica muito aflito e vai rodar toda a casa pra descobrir onde a aranha foi parar, e mais, o que ela estaria fazendo? Mas aranha passeia? Joga bola? Vai à praia? Uma delícia de livro, para ser lido mostrando à criança as imagens de Fernando Pires. SOBRE OS AUTORES: Graziela Hetzel, carioca, escreve para crianças e jovens e acumula livros e prêmios. Fernando A. Pires, paulista, é arquiteto, escritor e ilustrador. |
O escritor Leo Cunha publicou mais de 50 livros, como Um Dia, Um Rio (Ed. Pulo do Gato) e Cachinhos de Prata (Ed. Paulinas). Recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé e João-de-Barro.